IAT notifica municípios sobre plano de melhoria em aterros sanitários 25/01/2021 - 16:29

Operação aconteceu em 11 municípios e os responsáveis foram notificados. Além de apresentar planos de melhoria, serão convidados a firmar acordos na forma de Relatórios de Inspeção Ambiental (RIA).

Equipe multidisciplinar do Instituto Água e Terra (IAT) de Curitiba e Toledo, órgão vinculado à Secretaria do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo, realizaram na última semana (19 a 22) operação para fiscalizar 12 aterros sanitários em 11 municípios do Oeste do Paraná.

“O objetivo é regularizar a situação desses aterros, seja por falta de licença, práticas inadequadas, necessidade de ampliação ou construção de novas estruturas, além de iniciar os planos de investigação e remediação das áreas contaminadas”, explica o geólogo residente do IAT, que participou da operação, Eduardo Henrique Sehnem.

A maioria destes locais vistoriados é caracterizada como lixões. Alguns já foram autuados. Todos os municípios foram notificados a comparecerem ao escritório do IAT em Toledo para apresentarem seus planos de melhoria e serão convidados a firmar estes acordos na forma de Relatórios de Inspeção Ambiental (RIA).

O secretário Márcio Nunes esteve reunido recentemente com prefeitos da região para discutir acordos e programas de melhoria na questão de resíduos sólidos. “Os lixões devem ser desativados porque não são locais ambientalmente corretos. Queremos ajudar os municípios a se regularizarem”, ressalta. Os técnicos também conversaram com os responsáveis municipais e secretários de meio ambiente e obras.

PROGRAMA - A Secretaria do Desenvolvimento Urbano e do Turismo irá disponibilizar até R$ 50 milhões por ano para os municípios implantarem ou melhorarem unidades de tratamento e disposição final de Resíduos Sólidos Urbanos (RSU). Para receber o recurso, os municípios deverão enviar propostas de acordo com o estabelecido em edital que será lançado em breve. O “Compra de Resultados” é uma inciativa inédita no Brasil que busca apoiar o encerramento dos lixões ainda existentes.

Saiba mais AQUI.

MUNICÍPIOS – Os municípios vistoriados foram Guaíra, Terra Roxa, Palotina, Toledo, Marechal Candido Rondon, Mercedes, Pato Bragado (2 aterros), Santa Helena, Assis Chateaubriand, Ouro Verde D'Oeste e Tupãssi.

Saiba mais sobre o trabalho da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo em:
www.facebook.com/desenvolvimentosustentaveleturismo/