IAT vai definir novos membros do Comitê da Bacia do Rio Jordão 26/02/2021 - 14:53

A troca da composição dos comitês acontece a cada 4 anos. Serão definidos 23 representantes de setores que compõem os segmentos do poder público, usuários de água e organizações da sociedade civil da Bacia do Rio Jordão.

 

Em continuidade às ações para compor novos mandatos dos Comitês de Bacias Hidrográficas, o Instituto Água e Terra, por meio da Gerência de Bacias Hidrográficas, promove na próxima semana (1 e 2) as reuniões setoriais para o processo de renovação da composição do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Jordão, referente ao mandato 2021-2025.

Os Comitês de Bacias Hidrográficas são organismos colegiados com atribuições normativas, consultivas e deliberativas no âmbito da bacia hidrográfica de sua jurisdição e fazem parte do Sistema Estadual de Gerenciamento de Recursos Hídricos.

COMPOSIÇÃO - Os comitês de são formados por membros do poder público, usuários de água e organizações da sociedade civil.

No Comitê da Bacia do Rio Jordão são 23 cadeiras a serem preenchidas sendo 9 para o segmento poder público; 9 para usuários; e 5 para a sociedade civil.

REUNIÕES - No caso do setor público, foram convidadas as prefeituras dos 7 municípios que se encontram total ou parcialmente na área de abrangência do Comitê da Bacia do Rio Jordão (Guarapuava, Inácio Martins, Pinhão, Candói, Foz do Jordão, Reserva do Iguaçu e Campina do Simão). Na setorial dos usuários, poderão participar representantes do setor de abastecimento, da hidroeletricidade, indústria, agropecuária e de lazer e recreação.

Para a reunião do segmento das Organizações da Sociedade Civil, estão convidadas as entidades de ensino e pesquisa, organizações técnico-profissionais e organizações não governamentais.

As reuniões ocorrerão por meio de videoconferência, realizadas nas seguintes datas:

Organizações da sociedade civil – 01 de março, às 09h;

Usuários – 01 de março, às 14h;

Poder Público – 02 de março, às 09h.

CONTATOS - Para mais informações e/ou manifestação de interesse em participar de alguma reunião, entre em contato pelo telefone (41) 3213-4786 e/ou pelo e-mail alexandrejuca@iat.pr.gov.br. O link da reunião será enviado para cada interessado em participar.

 

Saiba mais sobre o trabalho da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo em:
www.facebook.com/desenvolvimentosustentaveleturismo/