Operação apreende 48 quilos de peixes nativos em Ortigueira 20/01/2021 - 14:43

A ação ocorreu após identificar vários registros nas redes sociais de pesca ilegal no local. O responsável pela pousada será notificado a comparecer ao Escritório do IAT em Ponta Grossa para sanções administrativas.

 

O Instituto Água e Terra (IAT) de Ponta Grossa, junto com o 3° pelotão da Polícia Ambiental de Telêmaco Borba, realizaram nessa terça-feira (19) operação contra pesca ilegal em uma pousada no município de Ortigueira. Pescadores no local exibiam fotos e vídeos nas redes sociais pescando espécies nativas que estão proibidas.

45 quilos de traíra e 3 quilos de piau foram encontrados em freezer da pousada. Perguntado sobre a procedência dos peixes, o arrendatário do local informou que duas pessoas pescaram há aproximadamente 15 dias e deixaram ali em seu freezer.

“Recebemos também áudios informando que os peixes que eram pescados ali estavam guardados no freezer da pousada”, relata o sargento da Polícia Ambiental que comandou a operação, Sandro Moreira da Cruz. “A pesca e abate dessas espécies de peixes estão proibidos devido a época de reprodução natural dos peixes, a piracema”.

PENALIDADES – O proprietário será enquadrado no artigo 34, parágrafo único, inciso lll da Lei Federal de Crimes Ambientais nº 9605/98 por beneficiar espécimes da fauna silvestre, provenientes de pesca proibida.

O chefe regional do IAT, Ivan Loureiro, que também participou da operação, ficou responsável pela aplicação administrativa da ocorrência. “O responsável será notificado e terá que comparecer ao escritório para aplicação das sanções administrativas”, diz.

Durante o patrulhamento, foram localizadas uma rede de 40m em uma embarcação abandonada e uma tarrafa fora das imediações da pousada. O material apreendido será destruído no 3º pelotão da 4ª Cia BPAMB Força Verde.

 

Saiba mais sobre o trabalho da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo em:
www.facebook.com/desenvolvimentosustentaveleturismo/