Estado vai distribuir 21.165 mudas nativas em ações para celebrar o Dia da Árvore 17/09/2025 - 15:41

O Governo do Estado vai distribuir 21.165 mudas de espécies nativas em ações ambientais coordenadas pelo Instituto Água e Terra (IAT) em comemoração ao Dia da Árvore, celebrado no domingo (21). A área regenerada a partir do plantio das árvores será de 35 hectares, o equivalente a 40 campos de futebol. As atividades tiveram início nesta quarta-feira (17), com a recuperação de uma nascente e de mata ciliar em Santa Fé, na região Noroeste, e vão se estender até a quinta-feira (25), em direfrentes pontos do Paraná.

A programação inclui ainda operações de educação ambiental, com destaque para palestras em escolas da rede pública, e as coletas de resíduos sólidos descartados irregularmente, sucata eletrônica e óleo de cozinha. O IAT é vinculado à Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável (Sedest).

“Isso é muito importante, especialmente nos dias atuais, de enfrentamento à mudança climática. A árvore que vem a se desenvolver a partir dessas mudas doadas faz com que esse ciclo de estoque de carbono no solo, de ciclagem de nutrientes, o ciclo da água, seja intensificado, para devolver o equilíbrio para o ambiente a partir da árvore”, afirma o engenheiro florestal do IAT, Alexandre Mastella.

As árvores que abastecem o projeto são cultivadas em 19 viveiros florestais e em dois laboratórios de sementes administrados pelo órgão ambiental. Ao todo, o órgão produz uma variedade mais de 160 espécies nativas, parte delas ameaçadas de extinção. Entre as mudas que serão doadas nesta semana estão araucária, ipê-amarelo, açoita-cavalo, araçá, pitangueira e cerejeira-do-mato.

Gerente de Restauração Ambiental do IAT, Mauro Scharnik explica que o objetivo do programa, incluindo as ações da Semana da Árvore, é despertar a consciência ambiental e aliar o desenvolvimento ambiental, econômico e social, por meio da produção e plantio de árvores nativas nas áreas urbanas e rurais.

“O Paraná Mais Verde, e atividades como as desta semana, reforçam para população os benefícios que o plantio das árvores, em especial o controle da erosão, a diminuição dos riscos das enxurradas, combate os efeitos das mudanças climáticas e redução gradual da temperatura média, além de fornecer alimentos para a fauna”, destaca ele. “Um trabalho diário, que desenvolvemos em todo o Paraná em busca da preservação ambiental”.

VIVEIROS – Os viveiros administrados pelo Instituto Água e Terra estão localizados em São José dos Pinhais, Engenheiro Beltrão, Salgado Filho, Cascavel, Cornélio Procópio, Guarapuava, Fernandes Pinheiro, Ivaiporã, Jacarezinho, Morretes, Ibiporã, Mandaguari, Pato Branco, Tibagi, Pitanga, Paranavaí, Toledo, Umuarama e Paulo Frontin. Já os laboratórios de sementes ficam em São José dos Pinhais e em Engenheiro Beltrão.

PARANÁ MAIS VERDE – O programa incentiva o plantio de mudas de espécies nativas do Paraná como forma aliar o desenvolvimento ambiental, econômico e social, bem como incentivar a população a plantar árvores, seja em área urbana ou rural, para colaborar no equilíbrio do clima. As mudas são plantadas em áreas que precisam ser recuperadas ou melhor arborizadas.

São seis linhas de ação: Revitaliza Viveiros, Viveiros Socioambientais, Incentivo a Espécies Ameaçadas de Extinção, Datas comemorativas, Parques Urbanos e Poliniza Paraná.

GALERIA DE IMAGENS