Núcleo de Integridade e Compliance Setorial - NICS

A partir da Lei n. 19.857/2019 e do Decreto n. 2.902/2019, o Governo do Paraná passou a adotar normas de compliance - palavra que significa cumprimento (de regras e leis, no caso). Essas normas incluem métodos e técnicas para prevenir e identificar práticas irregulares e ilegais, como fraudes, subornos, casos de corrupção e outras atitudes erradas na administração pública. A cultura do compliance envolve funcionários, servidores, terceirizados e qualquer pessoa que tenha relação direta ou indireta com a instituição.

Para que essa iniciativa se concretizasse, foram instituídos os Núcleos de Integridade e Compliance Setoriais - NICS nos órgãos e entidades da Administração Pública direta, fundacional, autárquica e serviços sociais autônomos do governo estadual.

O NICS do IAT funciona pela cooperação dos agentes de Ouvidoria e Transparência, de Controle Interno e de Compliance.

A Ouvidoria do Instituto Água e Terra - IAT quer ampliar o espaço público e democrático, valorizando o exercício cotidiano da cidadania, visando receber e dar encaminhamento às solicitações, sugestões, reclamações, denúncias e elogios sobre as ações e programas de governo no estado do Paraná.

O Agente de Ouvidoria no Estado do Paraná deve seguir o princípio de agir com ética, integridade, transparência e respeito à toda e qualquer pessoa, preservando sua dignidade e identidade, assegurando sempre o cumprimento da legislação referente à participação na administração pública.

Na condição de Agente de Ouvidoria e Transparência - Portaria n. 317, de 03 de julho de 2023, reforço o compromisso e coloco a Ouvidoria do Instituto Água e Terra à disposição de todos, a qual poderá ser contata por meio dos canais abaixo:

OUVIDORIA

Pelo site do Instituto Água e Terra você pode registrar e consultar a sua reivindicação:

  • www.iat.pr.gov.br / menu Institucional / Fale com o IAT

Pelos telefones:

  • (41) 3213-3466
  • (41) 3213-3873
  • (41) 99554-0961 WhatsApp 

Atendimento presencial: 

  • Sede do IAT - Rua Engenheiros Rebouças, 1206 (2ª andar) - Curitiba - Paraná

Por e-mail:

  • ouvidoriaetransparencia@iat.pr.gov.br

TRANSPARÊNCIA

Pelo site: Transparência

Levi Gomes de Lima Junior
Agente de Ouvidoria e Transparência

 
Planos de Trabalho

2024

 

A unidade tem por finalidade implementar, manter, monitorar, avaliar e revisar os controles internos de gestão.

O controle interno pode ser entendido como o conjunto de atividades, executadas por todo o corpo funcional da organização, com o objetivo de assegurar a conformidade dos relatórios financeiros, o cumprimento das leis, normas e regulamentos e a promoção da eficiência operacional da entidade.

O agente de Controle Interno é o servidor responsável pela avaliação das atividades, planos, métodos e procedimentos administrativos da gestão, com base nas orientações da CGE.

Portaria IAT n. 59/2023: Designar a servidora Marta Kaiser dos Reis, para exercer a função de Agente de Controle Interno do Instituto Água e Terra

 
Planos de trabalho e planos de ação

2024

2023

2022

2021

2020

  • Plano de trabalho do controle interno administrativo do Instituto Água e Terra 2020

 

 Portaria IAT n. 61/2023 - Designa o servidor Levi Gomes de Lima Júnior para exercer função de Agente de Compliance do Instituto Água e Terra.

 
Planos de trabalho

2024