Laboratório de Sementes do IAT

Laboratório de Sementes Florestais, São José dos Pinhais/PR I Fotos: Mauro Scharnik

O Instituto Água e Terra possui dois Laboratórios de Sementes, que são responsáveis pela coleta, beneficiamento, armazenamento e distribuição de sementes utilizadas para a produção de mais de 80 espécies florestais nativas nos seus 19 Viveiros.

O processo inicia-se com o levantamento das áreas de coleta de sementes - ACS, visando à seleção das melhores árvores matrizes, a fim de garantir a variabilidade genética das espécies florestais nas diferentes regiões do Paraná. Após a coleta, as sementes são levadas para o laboratório para serem beneficiadas, analisadas (análise de pureza e germinação) e depois armazenadas em ambiente com umidade e temperatura controladas.

Os laboratórios estão localizados em São José dos Pinhais e Engenheiro Beltrão e atendem as sete regiões bioclimáticas do Estado. As equipes do IAT são responsáveis pela coleta de mais de 4 toneladas de sementes de espécies nativas por ano, com a finalidade da produção de mudas para a restauração florestal. Todos os dados gerados nos laboratórios são armazenados em um sistema informatizado, o Sistema de Gestão Ambiental - Módulo de Restauração, garantindo, assim, a rastreabilidade desde a coleta da semente (árvore matriz, local e data da coleta, percentual de impurezas, germinação, nº sementes por quilo) até a muda pronta para o plantio.

Trabalhamos de forma conjunta com Entidades de Pesquisa, Universidades e demais Parceiros, para cada vez mais melhorarmos a qualidade das sementes, que futuramente se tornarão florestas e trarão uma maior cobertura florestal e biodiversidade ao estado do Paraná, contribuindo com uma melhor qualidade de vida para as pessoas.

Nossa localização:

Escritório Regional de Curitiba - ERCBA
Laboratório de Sementes do IAT Felipe Roberto Diapp
Responsável Técnica: Teresinha Scrippe
Telefone: (41) 3283-2736 E-mail: labsementes@iat.pr.gov.br
Endereço: BR 277, km 72 - Guatupê, São José dos Pinhais, CEP: 83075-000.

Escritório Regional de Campo Mourão - ERCMO
Laboratório de Sementes do IAT
Responsável Técnica: Kathleen Mariane Silva
Telefone: (44) 3533-1170 E-mail: kathleensilva@iat.pr.gov.br
Endereço: PR 082 KM214, Distrito de Figueira do Oeste, CEP: 87270-000.

Sementes produzidas

Fotos: Mauro Scharnik