Geologia na Escola

O Projeto

O projeto Geologia na Escola originou um conjunto de seis cadernos paradidáticos, dez pôsteres e mostruário de rochas, minerais e materiais para experimentos.

A distribuição deste material iniciou em março/2007, exclusivamente nas escolas da rede pública estadual e foi produzido com recursos da MINEROPAR, da Secretaria de Estado da Educação e o apoio da Caixa Econômica Federal.

Sendo o universo das escolas paranaenses bem mais amplo que a rede pública, o Instituto Água e Terra – IAT disponibiliza este material, através de sua Home Page, para toda a comunidade.

Geologia na Escola

O Programa

O Programa Geologia na Escola foi idealizado a partir da grande procura de materiais didáticos sobre Geociências, tanto por educadores como por alunos da rede de ensino pública e particular do Paraná.

A Geologia é ensinada nas escolas através da Geografia e das Ciências Naturais, abordando os temas de acordo com os conteúdos pedagógicos de cada série. Desta forma, o material foi produzido como recurso complementar ao ensino das Ciências da Terra, integrando conhecimentos teóricos com atividades práticas, a fim de despertar o espírito crítico em cada descoberta feita pelo aluno. 

Compreender as Ciências da Terra é fundamental, pois o planeta terra tem uma longa história antes da presença do homem. Conhecer os recursos minerais e a importância de cada um conforme as necessidades humanas ao longo da história, integra a mineração às demais atividades, como a indústria, a agricultura, e as suas relações com a sociedade e o meio ambiente.

O que se espera é uma ganho na qualidade do ensino e a motivação dos alunos para novas experiências educativas.

A educação no Paraná

O Paraná tem 399 municípios distribuídos em 32 Núcleos Regionais de Educação. Os Núcleos são responsáveis por mais de 2000 escolas públicas estaduais com cerca de 1,4 milhão de alunos.

Produtos

Geologia na Escola

Geologia, Mineração e o Estado do Paraná, 64 páginas

Esta publicação mostra uma versão simplificada e de fácil entendimento das ciências da Terra, o processo de criação do nosso planeta, sua constituição, dinâmica interna e externa, bem como os diferentes tipos de rochas e minerais, até o aproveitamento desses recursos e suas aplicações industriais.

As informações sobre a geologia do Estado do Paraná, suas potencialidades e produção mineral tiveram como fonte as diferentes publicações produzidas pela MINEROPAR.
 


Geologia na Escola

O Trabalho do Geólogo e a importância das Cartas Geológicas para o desenvolvimento, 60 páginas

Este caderno descreve a profissão de geólogo, os trabalhos desenvolvidos em campo, no escritório e em laboratório, além dos equipamentos e instrumentos utilizados nas suas atividades.

Um dos principais produtos do trabalho do geólogo é a carta geológica, importante para o desenvolvimento nas mais diversas áreas do conhecimento científico.

Além de uma breve história da cartografia geológica do Paraná, aqui você terá a compreensão de como se faz a carta geológica, para que serve e como interpretá-la.


Geologia na Escola

A Sua Casa Vem da Mineração - Os minerais e você, 36 páginas

Você acorda de manhã e acende a luz, lava seu rosto, escova seus dentes, e se veste. Liga o rádio e faz um lanche  uma tigela de cereais, um copo de suco, uma xícara de café ou de chá. Quase tudo que você fez e tudo que você fará no resto do dia, seria impossível sem os minerais. Os minerais participam das nossas vidas de diversas maneiras todo dia. Esses minerais incluem aqueles essenciais que necessitamos para viver e aqueles que fazem a nossa vida mais confortável.

Nós consumimos minerais em quantidades que variam de bilhões de toneladas de areia, cimento e brita por ano, a apenas alguns quilogramas de rhenium - um metal usado para produzir a gasolina livre de chumbo.


 

Geologia na Escola

Rochas e Minerais - como Iniciar uma coleção e as características usadas na identificação, 52 páginas

Este caderno descreve os tipos de rochas, os ambientes em que se formaram e suas principais características. Apresenta um estudo sobre os minerais, a sua diversidade, formas de identificação, a importância na compreensão da origem e da evolução das rochas e porque a sua utilização como matéria-prima é indispensável na nossa sociedade.

A publicação mostra como iniciar uma coleção de rochas e minerais, a sua importância para intensificar o conhecimento e a motivação nas diferentes etapas do aprendizado. Colecionar rochas e minerais não é conhecer o nome das amostras de memória, mas sim propiciar contato com um tipo de material que compõe a estrutura do planeta.


Geologia na Escola

A História Geológica da Vida - animais e plantas fósseis, 54 páginas

Para compreender o mundo em que vivemos, devemos estudar a história da Terra. Quando falamos sobre história, o tempo é medido em anos e séculos. Quando nós falamos em história da Terra, o tempo é medido em milhões e bilhões de anos. O tempo faz parte diariamente de nossas vidas. Nós acompanhamos o tempo com o calendário, que é baseado nos movimentos da Terra no espaço. O estudo da história da Terra também utiliza um calendário, que é a escala do tempo geológico. Este calendário é como um livro, e as rochas são suas páginas. Algumas páginas estão rasgadas ou faltando, e não são numeradas, mas a compreensão da geologia dá-nos as ferramentas para podermos ler este livro.


Geologia na Escola

Geologia no Laboratório -atividades práticas, 36 páginas

Este caderno objetiva motivar os alunos para a Geologia através da realização de experimentos, aumentar as atividades práticas no ensino e a sua integração com os conhecimentos teóricos, desenvolver o gosto pela aprendizagem desta ciência e incentivar a pesquisa bibliográfica no complemento das informações.


 

O Interior da Terra

Geologia na Escola


O pôster "O Interior da Terra" mostra a estrutura interna do planeta, sua constituição, a dinâmica da crosta, bem como a espessura e a composição das diversas camadas até o núcleo.

O Sistema Solar

Geologia na Escola

 

Este pôster contém o sistema solar, as distâncias dos planetas em relação ao Sol e as órbitas desenvolvidas por estes planetas.

Tempo Geológico  - evolução da vida e paleogeografia da Terra

Geologia na Escola


No painel do Tempo Geológico além de mostrar a evolução da vida na Terra ao longo das Eras Geológicas, pode-se visualizar todas as mudanças físicas ocorridas no planeta, desde a sua formação até os dias de hoje.


A história geológica da vida no Paraná

Geologia na Escola

 

Este pôster mostra os principais sítios fossilíferos do Paraná, fotos de alguns fósseis importantes na determinação das idades das rochas e também, como se processa a fossilização, tanto das plantas como dos animais.

As rochas sedimentares do Paraná

Geologia na Escola

 

Neste pôster pode-se observar a distribuição espacial das rochas sedimentares no Paraná, os ambientes de formação e os tipos de sedimentos que as originaram.

As rochas ígneas do Paraná

Poster


Este pôster mostra as rochas ígneas no Paraná, onde são encontradas, como se formaram e os tipos de classificação.

As rochas metamórficas do Paraná

Geologia na Escola


Este pôster além de exibir a distribuição geográfica das rochas metamórficas no Paraná, mostra o ciclo de formação das rochas, os fácies metamórficos, bem como os tipos e graus de metamorfismo.

Principais Ocorrências Minerais do Paraná

Geologia na Escola


Este pôster mostra a distribuição das principais ocorrências minerais do Estado do Paraná.

 

Sua Casa vem da mineração

Geologia na Escola

 

O pôster Sua Casa vem da mineração mostra a importância dos recursos minerais na simples visão de uma casa. Praticamente tudo dentro da nossa casa contém alguma substância de origem mineral.

Aplicações da Geologia

Geologia na Escola

 

Este pôster mostra diversas atividades e produtos que empregam alguma forma de estudo geológico para a sua concretização.

 

 


 Para outros documentos relativos a Geologia na Escola, que inclui material do Centro de Informações Minerais do Paraná – CIM (projeto, pôster, fotos, vídeos,etc), hoje instalado no Parque da Ciência Newton Freire Maia, acesse:  Publicações para download - Educação/Ensino de Geologia.