Espécies Produzidas nos Viveiros

As espécies recomendadas para restauração são produzidas de acordo com as Regiões Fitogeográficas do Estado do Paraná, e se encaixam nos grupos funcionais de preenchimento e diversidade.

Grupo de Preenchimento: Espécies que possuem rápido crescimento e boa cobertura de copa, quando comparadas às espécies de diversidade, proporcionando o rápido fechamento da área plantada. Essa característica possibilita melhor competição com as espécies exóticas invasoras agressivas, como o capim braquiária, por exemplo. A maioria das espécies de preenchimento é constituída por espécies nativas pioneiras, mas espécies secundárias iniciais também podem fazer parte deste grupo.

Grupo de Diversidade: Espécies de crescimento mais lento e menor cobertura de copa quando comparadas às espécies de preenchimento. Na sucessão ecológica elas são fundamentais para garantir a recomposição da área, uma vez que vão gradualmente substituindo as espécies de preenchimento, e assim ocupando definitivamente a área. Esse grupo inclui as espécies secundárias tardias e as climáticas.

Consulte a lista de espécies que são produzidas nos viveiros do IAT.

Consulte as espécies adequadas

Mapa das Regiões Fitogeográficas e viveiros de mudas IAT:

Regiões fitogeográficas e Viveiros de mudas

 

No link abaixo, você pode conferir o estoque de mudas disponíveis nos viveiros:

Consulte as espécies disponíveis nos viveiros

 

Imagens dos viveiros

 Fotos: Mauro Scharnik
 

Quer saber mais?

Instituto Água e Terra
Diretoria do Patrimônio Natural
Gerência de Restauração Ambiental | Divisão de Produção de Mudas Nativas
Rua Desembargador Westphalen, 3206, Parolin | Curitiba/PR | CEP 80220-031
mudasflorestaisnativas@iat.pr.gov.br