Pagamento por serviços ambientais (PSA)

A natureza nos oferece diversos serviços essenciais para nossa vida. Questões como a purificação da água, a regulação do clima, a beleza das paisagens e a biodiversidade são exemplos do que chamamos de Serviços Ecossistêmicos. No Paraná, existe uma forma de reconhecer e incentivar os proprietários de imóveis que possuem áreas naturais capazes de prover serviços ecossistêmicos e que contribuem para conservar, melhorar e restaurar esses serviços: o Pagamento por Serviços Ambientais (PSA).

Imagine que um proprietário rural mantém uma floresta em sua propriedade, protegendo nascentes e contribuindo para a qualidade da água que chega à cidade, contribuindo com a estabilização do solo que evita deslizamentos, promovendo a polinização necessária para a manutenção da biodiversidade e auxilia a produção agrícola local, entre outros. Através da participação em um programa de PSA, esse proprietário, desde que elegível, pode receber recursos financeiros em contrapartida aos serviços ambientais nas condições pactuadas com o Estado.

O PSA no Paraná

No estado do Paraná, o PSA foi instituído pela Lei Estadual nº 17.134/2012 e regulamentado pelo Decreto Estadual nº 1591/2015. O modelo adotado tem por objetivo estabelecer estratégias, incentivos e mecanismos para a conservação, restauração, recuperação e melhoria da qualidade da biodiversidade, visando à manutenção de serviços ecossistêmicos, à preservação e à restauração de processos ecológicos essenciais, incluindo ações de mitigação e adaptação às alterações decorrentes das mudanças climáticas, buscando assegurar o desenvolvimento socioeconômico sustentável, de forma a garantir a melhoria da qualidade de vida.

Com o objetivo de testar a funcionalidade do PSA, em 2018 foi operacionalizado o Projeto Piloto PSA/RPPN, tendo como resultado a participação de 20 RPPNs, distribuídas em 11 municípios do estado do Paraná, cujos proprietários receberam pagamentos entre R$ 10.000,00 e R$ 50.000,00, totalizando um montante de R$701.013,90 destinado aos pagamentos por serviços ambientais em prol da melhoria da qualidade destas áreas. Posteriormente, esse ensaio deu origem ao PSA Municipal RPPN, o qual tem sido levado ao conhecimento dos municípios paranaenses através de apresentações e atividades de extensão realizadas pelos técnicos do Instituto Água e Terra.

Importância do PSA para o Paraná

O Pagamento por Serviços Ambientais (PSA) no Paraná é um instrumento de política pública que busca recompensar aqueles que cuidam do nosso patrimônio natural, garantindo um futuro sustentável para toda a sociedade paranaense.

Os efeitos esperados pela implantação do PSA são: 

  • Incentivo a conservação ambiental: ao remunerar quem preserva, o PSA cria um estímulo econômico para a adoção de práticas sustentáveis através da prestação de serviços ambientais;
  • Promoção do desenvolvimento sustentável: demonstra que é possível gerar renda e proteger o meio ambiente ao mesmo tempo, assegurando o desenvolvimento socioeconômico de forma sustentável;
  • Garantia da qualidade de vida: ao proteger os serviços ecossistêmicos, o programa contribui para a disponibilidade de água de qualidade, um clima mais equilibrado e a manutenção da biodiversidade, beneficiando toda a sociedade paranaense;
  • Valorização do proprietário de áreas naturais: estimula a conservação ao reconhecer o papel fundamental dos proprietários de áreas naturais na manutenção dos ecossistemas;
 
PSA Municipal RPPN

PSA Municipal RPPN: oportunidade para os municípios

No estado do Paraná uma parcela relevante das áreas naturais capazes de fornecer serviços ecossistêmicos estão localizadas em propriedades particulares e o poder público municipal enfrenta o desafio de conciliar o crescimento econômico com a preservação dos ecossistemas e seus serviços associados. Por isso surgiu a necessidade de incentivar os proprietários dessas áreas naturais a ampliarem seu nível de proteção através da criação de RPPNs, assim como prestarem serviços ambientais com o objetivo de melhorar a qualidade ambiental dessas áreas e gerar maiores benefícios para a sociedade paranaense.

A forma de buscar essa compatibilização e estímulo, foi através do PSA Municipal RPPN. A operacionalização desse instrumento de política pública permite aos municípios promover a melhoraria das condições ambientais das RPPNs de seu território pela concessão de incentivo financeiro em contrapartida aos serviços ambientais prestados nas condições pactuadas.

Considerando que no Paraná as RPPNs geram repasses tributários através do ICMS Ecológico, é esperado um potencial efeito positivo para os municípios que adotam essa ferramenta de política pública, seja pela melhoria da qualidade ambiental das áreas já existentes, seja pela criação de novas áreas particulares protegidas.

PSA Municipal RPPN: vantagens para os municípios

Adotar o PSA Municipal RPPN como instrumento de política pública pode gerar uma série de benefícios tangíveis:

  • Fortalecimento da governança ambiental: Ao instituir e operacionalizar o PSA Municipal RPPN, o município fortalece e qualifica a gestão pública, demonstra pró-atividade em questões ambientais e, por consequência, constrói uma imagem positiva para atração de investimentos e parcerias;
  • Proteção e Recuperação de Recursos Naturais: O principal ganho é a efetiva conservação da biodiversidade local, da conservação dos solos, da regulação climática, conservação de mananciais, matas ciliares e áreas de recarga hídrica. Isso se traduz em maior segurança hídrica, menor risco de desastres naturais e um ambiente mais saudável para a população;
  • Desenvolvimento Sustentável: O PSA Municipal RPPN pode ser uma nova fonte de receitas para aqueles que criam RPPNs em suas propriedades e contribuem para conservar, melhorar e restaurar os ecossistemas naturais;
  • Engajamento da Comunidade: O PSA sensibiliza a população sobre a importância dos serviços ambientais e envolve os cidadãos na gestão e proteção do patrimônio natural do município.

 

 

PSA Municipal RPPN: como operacionalizar

Para a operacionalização de um programa de PSA no âmbito municipal é necessário que o município crie a base legal do PSA Municipal RPPN e disponha de aparato técnico e institucional adequado. No intuito de auxiliar os gestores municipais na implantação do PSA Municipal RPPN, o Instituto Água e Terra elaborou a Cartilha de apoio para a implantação do programa de Pagamento por Serviços Ambientais Municipais (PSAM). Esse material detalha o passo a passo para a implantação do programa do PSA Municipal RPPN

 

 
PSA Hídrico

O PSA Hídrico é operacionalizado pela Diretoria de Saneamento Ambiental e Recursos Hídricos (DISAR) do Instituto Água e Terra. Para obter mais informações sobre essa modalidade de PSA clique aqui.

 
Legislação do pagamento por serviços ambientais (PSA)
 
Projeto PSA/RPPN – Edital 01/2018

O projeto piloto do PSA/RPPN foi lançado em 2018, através do Edital PSA/RPPN n.01/2018 .

Puderam se inscrever proprietários de RPPNs localizadas no Estado do Paraná, reconhecidas pelo Instituto Água e Terra, ICMBio ou Prefeitura de Curitiba e com Plano de Manejo aprovado.
O edital compreendeu as seguintes etapas:

1ª Etapa: Inscrição

Se inscreveram no Edital 23 proprietários de RPPNs, destas uma foi considerada inelegível e duas desistiram do projeto. Dessa forma, atualmente 20 RPPNs participam do projeto, ou seja, há melhoria no serviço ambiental em 8.059,12 hectares.

2ª Etapa: Seleção 

3ª Etapa: RPPN aptas a receber Vistoria Técnica Prévia 

4ª Etapa: Vistoria Técnica Prévia

As Vistorias Técnicas Prévias ocorreram entre os meses de outubro e dezembro/2018. Foi realizada a avaliação das RPPNs para obter a valoração do serviço ambiental prestado, sendo que, como critério do edital, os proprietários selecionados e que realizarem as ações de melhoria do serviço ambiental previstas recebem entre R$ 10.000 e R$50.000 por ano, de acordo com as características das RPPNs.

Nesta vistoria também foram elaborados os Projetos Individuais das RPPNs - PIP/RPPN em conjunto com os proprietários, nos quais as ações para melhoria do serviço ambiental foram definidas em cada RPPN, juntamente com as metas e indicadores para Monitoramento Ambiental.

5ª Etapa: Assinatura do Termo de Compromisso

6ª Etapa: Monitoramento Ambiental

As Vistorias de Monitoramento são realizadas a cada seis meses, conforme critério do edital, para verificar se as ações de melhoria do serviço ambiental estão sendo cumpridas e as metas e indicadores atingidos.

Resultados do projeto piloto PSA/RPPN - Edital 01/2018

 

 

Abrangência:

  • Participaram 20 RPPNs localizadas em 11 municípios paranaenses.

Recursos aplicados:

  • Foram aplicados R$ 701.013,90 de recursos do Fundo Estadual do Meio Ambiente (FEMA) para a melhoria do serviço ambiental em uma área de 8.059,12 hectares.
RPPNs do projeto piloto PSA

10.942m de estradas

RPPN Uru (Lapa/PR)
RPPN Uru (Lapa/PR)

54.755m de trilhas

RPPN Rio Cachoeira (Antonina/PR)
RPPN Rio Cachoeira (Antonina/PR)

23.950m de aceiros

RPPN Uru (Lapa/PR)
RPPN Uru (Lapa/PR)

378 placas

RPPN Sonho Meu I e II (Tibagi/PR)
RPPN Sonho Meu I e II (Tibagi/PR)

Instalação de 7.446m de cerca

RPPN Itaytyba (Tibagi/PR)
RPPN Itaytyba (Tibagi/PR)

Manutenção de 5.865m de cerca

RPPN Sonho Meu II (Tibagi/PR)
RPPN Sonho Meu II (Tibagi/PR)

21 estruturas (pontes, portões, etc.)

RPPN Antenor Rival Crema (Bocaiúva do Sul/PR)
RPPN Antenor Rival Crema (Bocaiúva do Sul/PR)

Reforma de alojamento

RPPN Rio Cachoeira (Antonina/PR)
RPPN Rio Cachoeira (Antonina/PR)

 

 
Publicação sobre o PSA
Caderno PSA RPPN

 

Cartilha PSAM

 

 

A GIZ (Deutsche Gesellschaft für Internationa le Zusammenarbeit), em conjunto com o Ministério do Maior Ambiente, apoiou o Estado do Paraná no desenvolvimento da publicação “Pagamento por Serviços Ambientais para Reservas Particulares do Patrimônio Natural: estado atual e perspectivas para o futuro”. O presente trabalho foi desenvolvido através do Projeto TEEB Regional Local e do Projeto Mata Atlântica.

 

 

 

 

A publicação aborda o marco legal, histórico e estado atual da política de PSA do Paraná e a análise de possíveis fontes de financiamento que podem permitir o fluxo contínuo de recursos financeiros para os projetos. Também são discutidas as perspectivas potenciais e as oportunidades para alavancar o Programa Estadual de Pagamento por Serviços Ambientais para Reservas Particulares do Patrimônio Natural do Paraná (PSA/RPPN) com robustez e perenidade.

 

 

Quer saber mais?

Instituto Água e Terra
Diretoria do Patrimônio Natural
Gerência de Biodiversidade | Divisão de Incentivos para Conservação
Rua Desembargador Westphalen, 3206, Parolin | Curitiba/PR | CEP 80220-031
Telefone e whatsapp: (41) 99554-0553  |  e-mail: psa.biodiversidade@iat.pr.gov.br