Parcerias
Projeto Biodiversidade e Mudanças Climáticas na Mata atlântica
O projeto Biodiversidade e Mudanças Climáticas na Mata Atlântica (projeto Mata Atlântica) é coordenado pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA), no contexto da Cooperação Brasil-Alemanha para o Desenvolvimento Sustentável, no âmbito da Iniciativa Internacional de Proteção ao Clima – IKI do Ministério do Meio Ambiente, Proteção da Natureza, Construção e Segurança Nuclear da Alemanha (BMUB).
O objetivo do projeto é promover a conservação da biodiversidade e a recuperação da vegetação nativa em três regiões de mosaicos de unidades de conservação da Mata Atlântica, a fim de contribuir para a mitigação e adaptação à mudança do clima.
Para mais informações, acesse a página do Projeto Mata Atlântica
Projeto GEF Pró-Espécies
Plano de Ação Territorial (PAT) Caminho das Tropas Paraná-São Paulo
O Plano de Ação Territorial para Conservação de Espécies Ameaçadas de Extinção Caminho das Tropas Paraná–São Paulo (PAT Caminho das Tropas Paraná–São Paulo) tem como objetivo propor, promover e implementar ações voltadas à proteção, conservação, restauração e ao uso sustentável dos ecossistemas e da biodiversidade do território. O plano dedica atenção especial às espécies-alvo da fauna e flora, às formações campestres, savânicas e de Floresta Ombrófila Mista, bem como aos ambientes cavernícolas.
O território de abrangência do PAT Caminho das Tropas Paraná–São Paulo cobre uma área de 12.474.063 hectares, integrando 163 municípios, sendo 110 localizados no Paraná e 53 em São Paulo. A área se estende desde a região dos Campos Gerais e Campos de Guarapuava, no Paraná, até o Estado de São Paulo, passando por Itararé.
O plano foi concebido no âmbito do Programa Nacional para a Conservação de Espécies Ameaçadas de Extinção – Pró-Espécies, instituído pelo Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA) por meio da Portaria nº 43, de 31 de janeiro de 2014, com o propósito de atender à Meta 12 da Convenção sobre Diversidade Biológica (CDB).
No Paraná, o PAT é coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento Sustentável (Sedest) e executado em conjunto com diversas instituições do Estado.
Para mais informações e publicações consultar a página Pro-espécies - SEDEST e o portal Pro-espécies - Todos contra a extinção.



 
   
  