Avaliação Ambiental

A Avaliação Ambiental Integrada - AAI e a Avaliação Ambiental Estratégica - AAE são mecanismos para avaliar os impactos ambientais de um conjunto de empreendimentos em uma determinada bacia hidrográfica.

 
Bacia do Rio Piquiri - 2008

A bacia hidrográfica do Rio Piquiri abrange uma área de drenagem igual a 24.156 km² e localiza-se integralmente no estado do Paraná. O Rio Piquiri tem suas nascentes na Serra do São João, na divisa dos municípios Turvo e Guarapuava, em altitudes da ordem de 1040,0m.

Das nascentes o Rio Piquiri percorre cerca de 660km até sua foz no Rio Paraná, na divisa dos municípios de Altônia e Terra Rocha, em altitudes da ordem de 220,0m. Parte desse trajeto ocorre na direção geral leste-oeste, até a divisa dos municípios Laranjal e Marquinho, a partir de onde inflete para a direção geral sudeste-noroeste, até desaguar, pela margem esquerda, no Rio Paraná.

Ao longo do seu percurso recebe como principais contribuintes, de montante para jusante, os rios do Cobre, Bandeira, Cascudo, Feio, São Francisco, Tourinho, Melissa, Jesuítas, Verde, Encanto e Azul, pela margem esquerda. Pela margem direita, contribuem os rios Cantu, Sapucaí, Goio Bang, Goio-êre, Jangada e Xambré.

O Rio Piquiri, principal curso de água da bacia, banha total ou parcialmente os municípios de Guarapuava, Turvo, Campina do Simão, Goioxim, Santa Maria do Oeste, Marquinho, Palmital, Laranjal, Nova Laranjeiras, Diamante do Sul, Altamira do Paraná, Guaraniaçu, Campo Bonito, Campina da Lagoa, Braganey, Anahy, Iguatu, Corbélia, Ubiratã, Nova Aurora, Quarto Centenário, Goioerê, Mariluz, Alto Piquiri, Formosa do Oeste, Brasilândia do Sul, Assis Chateaubriand, Palotina, Iporá, Francisco Alves, Terra Rocha e Altônia.

Equipe Técnica
Índice

  1. Introdução
  2. Objetivos e Metodologia
  3. Estudos Anteriores e Aspectos Legais
  4. Caracterização da Bacia
  5. Diagnósticos
  6. Análise de Conflitos
  7. Aval Indicadores Ambientais
  8. Integração de componentes síntese
  9. Avaliação Ambiental Integrada
  10. Recomendações
  11. Referências
  12. Glossário

Anexos

Mapas

 
Bacia do Rio Iratim - 2009

O Rio Iratim nasce no município de General Carneiro e se desenvolve em direção noroeste por cerca de 173 km até sua foz no Rio Iguaçu.

Apresenta um desnível total de 590 m entre a nascente (cota 1170,00 m) e a foz no Rio Iguaçu (cota 580,00 m). A área de drenagem de 1794 km² é considerada de pequeno porte.

Seu principal afluente é o Rio da Estrela, pela margem esquerda, próximo à sua foz no Rio Iguaçu.

A bacia hidrográfica do Iratim compreende os municípios de General Carneiro, Palmas, Bituruna e Coronel Domingos Soares, dos quais destaca-se Palmas como o município mais importante em termos econômicos.

Sumário

  1. Introdução
  2. Objetivos e metodologias
  3. Caracterização da bacia hidrográfica
  4. Estudos anteriores de inventário e aspectos legais
  5. Diagnóstico socioambiental
  6. Análise de conflito
  7. Construção dos indicadores, índices e mapas de fragilidade
  8. Análise de mapas
  9. Avaliação integrada dos impactos
  10. Recomendações gerais e diretrizes
  11. Referências
  12. Equipe Técnica
  13. Mapas - Sumário
 
Bacia do Rio Turvo - 2009

A área da Bacia Hidrográfica do Rio Turvo compreende 415 km2, 1,66% da bacia do Ribeira, à qual pertence.

Situada inteiramente no Estado do Paraná a cerca de 100 km ao norte da cidade de Curitiba, inserida em sua Região Metropolitana, e a 330 km ao sul da cidade de São Paulo, inserida na região denominada Alto Vale do Ribeira.

O Rio Turvo nasce em Castro, nos contrafortes da região onde começam os campos e nasce o Rio Iapó, e desemboca na margem esquerda do Rio Ribeira, cerca de 20 km antes deste formar divisa entre os estados do Paraná e São Paulo.

Drena parte dos territórios de três municípios: Doutor Ulysses, Castro e Cerro Azul.

 
Bacia do Rio Chopim - 2002

O Rio Chopim situa-se na região sudoeste do estado do Paraná, sendo afluente pela margem esquerda do Rio Iguaçu.

A sua foz está localizada a aproximadamente 290 km da confluência do Rio Iguaçu com Rio Paraná, no reservatório da UH Salto Caxias e cerca de 10 km a jusante da barragem de Salto Osório.

As nascentes do Rio Chopim estão localizadas em altitudes que superam os 1.200 m. A extensão total do curso principal do rio é da ordem de 450 km. Da nascente do rio até em torno do km 209 a inclinação do leito é de aproximadamente 2,9 m/km, e desde este ponto até a foz a inclinação é aproximadamente 1,1 m/km.

Esta bacia hidrográfica abrange uma área de 7.500 km² e desenvolve-se basicamente no sentido sudeste-noroeste. Os principais afluentes do Rio Chopim se encontram na sua margem esquerda e são os Rios Santana e Vitorino.

Drena parte dos territórios dos municípios de Palmas, Coronel Domingos Soares, Mangueirinha, Clevelândia e Honório Serpa.