Geomorfologia

O mapeamento geomorfológico (morfoestrutural/morfoescultural) do Paraná foi realizado por meio de convênio da MINEROPAR com o Departamento de Geografia da Universidade Federal do Paraná. A execução foi conduzida por equipe de trabalho sob coordenação da professora Dra. Chisato Oka Fiori e do professor Dr. Leonardo José Cordeiro Santos.

Os procedimentos metodológicos foram baseados no conceito de morfoestrutura e morfoescultura, a partir da classificação e taxonomia do relevo de Ross (1992) e Ross & Moroz (1996). Como suporte para a execução do mapeamento foram utilizadas cartas topográficas digitais (formato vetorial), escala 1:250.000 do DSG, imagens de radar SRTM e cartas geológicas.

O elemento básico para definição das unidades foi a similitude de formas de relevo relacionada às condicionantes de natureza estrutural e litológica. O método lógico de interpretação das imagens e mapeamento das unidades define-se pelo reconhecimento dos elementos texturais e estruturais do relevo na imagem, os quais se organizam em zonas homólogas ou padrões de relevo.

O mapeamento de escala 1:250.000 segue a divisão do IBGE, com 21 cartas cobrindo o território do Paraná, apresentando as unidades e subunidades morfológicas.

Foi disponibilizado mapa Geomorfológico de integração na escala 1:650.000 e respectivo shape e o Atlas Geomorfológico que inclui reduções das cartas para a escala 1:500.000 e as respectivas notas explicativas num volume único.

Outro produto deste convênio foi o mapa de vulnerabilidade geoambiental do Paraná (vulnerabilidade potencial), gerado a partir das unidades geomorfológicas comparadas com a distribuição dos solos. O mapa delimita classes de vulnerabilidade baixa, média e alta, indicando suas características, riscos esperados e aptidão para uso. O documento está disponível na escala 1:650.000 com os shapes correspondentes.

Outros arquivos desenvolvidos no âmbito da Geomorfologia estão disponíveis em Publicações para download – Mapas do Paraná Temas Diversos – Mapa Geomorfológico.