CEUC - Cadastro Estadual de Unidades de Conservação e Áreas Protegidas

O CEUC - Cadastro Estadual de Unidades de Conservação e Áreas Protegidas, instituído pela Portaria IAP n. 263/1998, é a base de dados oficial das Áreas Protegidas no Paraná.

O CEUC é mantido pelo Instituto Água e Terra e tem como objetivos:

• Construir o banco de dados oficial do Sistema Estadual de Unidades de Conservação através do cadastramento das Unidades de Conservação (UC) de domínio público e privado, nas esferas municipal, estadual e federal localizadas no estado do Paraná.
  • Disponibilizar ferramenta para cadastramento de Unidades de Conservação e construção da base de dados de Áreas Protegidas.
  • Atender a projetos específicos, como ICMS Ecológico, gestão de Áreas Protegidas, Pagamento por Serviços Ambientais, dentre outros.

Visando o aprimoramento desta base de dados, foi desenvolvido o sistema CEUC, por meio do qual os representantes dos Municípios, após se cadastrarem no sistema, deverão inserir as informações sobre as Unidades de Conservação (UCs) Municipais e Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPNs) em seus territórios.

Deverão ser cadastradas informações sobre gestão, documentação, georreferenciamento, fatores bióticos, programas e atividades desenvolvidos, dentre outras informações sobre as Unidades de Conservação.

Total de UCs cadastradas no sistema CEUC (até Julho/2023): 564

Municipal

QUANTIDADE

Georreferenciamento de UCs

O georreferenciamento das UCs deverá ser realizado de acordo com regras específicas conforme o domínio das mesmas.

UCs de domínio público e RPPNs: o procedimento deverá seguir os níveis de precisão cartográfica definidos na seguinte legislação: Lei Federal nº 10.267 de 28 de agosto de 2001, Decreto nº 4.449 de 30 de outubro de 2002 e Manual de Norma Técnica para Georreferenciamento de Imóveis Rurais 3ª edição, porém sem a necessidade de certificação no INCRA e assinatura de confrontantes.

UCs de domínio privado (com exceção das RPPNs): não será necessário o emprego das normas técnicas de precisão cartográfica definidas na legislação citada no parágrafo anterior, porém deverão ser cadastrados os limites e outras informações espaciais georreferenciadas.

O detalhamento com as regras para o levantamento de dados conforme a categoria da UC encontra-se no quadro a seguir.

Regras de levantamento de dados conforme a categoria da Unidade de Conservação
Grupo Categoria de Manejo Domínio Exigência de precisão cartográfica conforme legislação do INCRA
Proteção Integral Estação Ecológica (EE) Público Sim

Outras Áreas Especialmente Protegidas Faxinais (ARESUR) Privado -
Outras Áreas Especialmente Protegidas Áreas de Terras Indígenas (ATI) Privado -

Documentação exigida

Antes de iniciar o cadastro, tenha em mãos a documentação exigida conforme a categoria e domínio da UC. O detalhamento da documentação pode ser visualizado no quadro a seguir.

Documentação exigida para cadastro de uma UC no CEUC
Documentação UCs de domínio público UCs de domínio privado (exceto RPPN) RPPN
Documento Legal de Criação da UC (Obrigatório) X X X
Certificado de Cadastro de Imóvel Rural – CCIR (Obrigatório para imóveis rurais) X   X