Autorização para Pesquisa e Aulas Práticas nos Viveiros e Laboratórios

Nosso compromisso com o avanço do conhecimento ambiental, econômico e social é refletido na promoção de pesquisas e aulas práticas em nossos Viveiros Florestais e Laboratórios de Sementes.

Essas atividades desempenham um papel fundamental no desenvolvimento de estratégias de manejo a curto, médio e longo prazo.

A Portaria n. 517/2023, de 30 de novembro de 2023 normatiza e padroniza procedimentos para desenvolvimento, divulgação e utilização de resultados das pesquisas científicas em Viveiros Florestais e Laboratórios de Sementes do Instituto Água e Terra – IAT, além de promover e apoiar pesquisas científicas que contribuam de forma efetiva para os objetivos dessas instalações.

Autorização de Pesquisa

Para requerer autorização destinada à realização de pesquisas nos Viveiros Florestais e Laboratórios de Sementes do IAT é necessário protocolar, através do site www.eprotocolo.pr.gov.br,  os seguintes documentos:

• Projeto de Pesquisa.
  • Formulário de Solicitação preenchido e assinado;
  • Termo de compromisso preenchido e assinado;
  • Cópias de RG e/ou Carteira Profissional do responsável técnico;
  • Cópia da Carteira Profissional do orientador (para graduandos);
  • Autorização do SISBIO/ICMBio (ou número de protocolo), conforme a Portaria ICMBio nº 748 de 19 de setembro de 2022 ou outra norma aplicável;

O protocolo deve ser destinado à Diretoria de Patrimônio Natural - Gerência de Restauração Ambiental.

Renovação de Autorização

Para renovar sua autorização é necessário protocolar através do site www.eprotocolo.pr.gov.br:

• Formulário para renovação preenchido e assinado.

Autorização para Aula Prática

A solicitação de autorização para aula prática nos Viveiros Florestais e Laboratórios de Sementes do IAT também segue um processo específico. Os interessados devem protocolar os seguintes documentos em formato PDF através do site www.eprotocolo.pr.gov.br:

• Formulário preenchido e assinado;
  • Cópias de RG e/ou Carteira Profissional do responsável técnico.

Agradecemos sua cooperação e dedicação à pesquisa e ao aprendizado em nossas instalações. Estamos à disposição para auxiliar no processo e garantir que todas as atividades sigam as normas estabelecidas.