Drenagem, Controle de Cheias e de Erosão

Na área de drenagem para Controle de Cheias, o Instituto Água e Terra é executor de programas, projetos, obras e demais ações cujo objetivo é prestar apoio técnico e financeiro às Prefeituras Municipais para a Prevenção e Controle de Cheias e Inundações nas diversas regiões do Estado do Paraná.

O Instituto Água e Terra executa diretamente grandes obras de interesse regional, de forma a integrar as ações das prefeituras às diretrizes da bacia hidrográfica ou do Plano de Bacia.

Além das ações estruturais, caracterizadas como obras ou intervenções físicas, o Instituto Água e Terra desenvolve os Planos Diretores de Drenagem, com o objetivo de dotar as Prefeituras Municipais de um instrumento moderno de Gestão de Drenagem. Esses planos propõem uma forma institucional integrada de atuar; uma nova legislação que trata das ações não estruturais para controle de cheias; fornecem planos de ação para situações de emergência e instrumentalizam tecnicamente o corpo técnico das prefeituras municipais.

Na área da drenagem para Controle de Erosão, o Instituto Água e Terra executa, direta ou indiretamente, obras de prevenção e/ou controle da erosão urbana, principalmente nas regiões de solos mais suscetíveis à formação das erosões ou voçorocas, que comprometam a integridade física de edificações e da infraestrutura existente nas cidades.

O programa de controle de cheias prevê a execução de planos, projetos e obras de drenagem com vistas ao controle e minimização das cheias que atingem diversas regiões do Estado.
As obras se constituem em grandes canais, barragens, bacias de amortecimento, diques, estações de bombeamento, bueiros, dragagem de rios, entre outras.

Construção do Canal Paralelo - Região Metropolitana de Curitiba

Drenagem de rio

Máquina trabalhando no litoral

Foto pontilhão Pontal do Paraná

Foto do pontilhão construído em Pontal do Paraná

Obra drenagem para o controle de erosão

A ação conjunta através da parceria entre os municípios e o Instituto Água e Terra viabiliza a execução de um grande número de obras para a proteção de edificações e infraestrutura urbana.

O Instituto Água e Terra disponibiliza os tubos de concreto em suas unidades industriais, presta assistência técnica e fornece projetos de prevenção e controle para o desenvolvimento das obras.

Plano de Drenagem do Alto Iguaçu

Para solicitar a cota de inundação é necessário preencher o  RCI - Requerimento de Cota de Inundação e anexá-lo ao protocolo junto com os seguintes documentos:

• Justificativa da solicitação;
  • Matrícula do Imóvel atualizada nos últimos 90 dias;
  • Mapa de localização do terreno com a área delimitada, indicação de ruas e pontos de referência.

* Importante informar email e telefone para contato.

Informações: (41) 3213 4806 / (41) 3213 4778