Atlas Geológico do Estado do Paraná

O objetivo do Atlas é fornecer informações básicas sobre as características da geologia e os recursos minerais do Estado do Paraná.

O conteúdo foi organizado em seções temáticas, com diferentes graus de detalhe, para facilitar o uso total ou parcial em dispositivos de projeção ou impressão, e a transferência de textos e gráficos para outros documentos digitais. Os recursos de ampliação do texto e dos mapas permitem a visualização no nível de detalhe desejado pelo usuário.

O Atlas se inicia com uma visão geral da Terra e sua estrutura interna, a formação da crosta, os grandes ambientes geológicos e os principais tipos de rochas.

Na abordagem relativa à Geologia do Paraná são descritos os dois principais compartimentos geológicos, os terrenos mais antigos do chamado Escudo e as rochas vulcano-sedimentares da Bacia do Paraná. Estes grandes compartimentos são apresentados em nível crescente de detalhe, em ordem cronológica, com a menção aos conjuntos rochosos que constituem o arcabouço geológico do Estado.

Na descrição dos recursos minerais foi dada ênfase aos bens de maior importância econômica, com dados de ocorrência, usos e de produção no Paraná.