Treinamento e equipamentos fortalecem ações do IAT na proteção à fauna silvestre 30/07/2025 - 17:20

Técnicos do Instituto Água e Terra (IAT) das regionais de Foz do Iguaçu, Cascavel, ambos na região Oeste, e Francisco Beltrão, no Sudoeste, passaram por uma capacitação sobre questões sanitárias, bem-estar animal e contenção física de animais silvestres. O curso, ministrado por especialistas que atuam no Parque das Aves, em Foz, ocorreu na terça-feira (29).
Além do treinamento, a instituição especializada na conservação de aves da Mata Atlântica oficializou a doação para o órgão ambiental de equipamentos para ajudar nas demandas de resgate e apreensão de animais – o Parque das Aves é parceiro do IAT nos cuidados com a fauna silvestre por meio da coordenação de um Centro de Apoio à Fauna Silvestre (CAFS) que funciona dentro do complexo turístico.
O treinamento, explica o técnico em Manejo e Meio Ambiente do IAT, Samuel Steimbach, teve como foco instruir os servidores sobre contenção de fauna e abordar pontos importantes relacionados à fiscalização. “Foi abordada a questão de como podemos avaliar o bem-estar animal, pois existem muitas situações em que somos requisitados para ações fiscalizatórias. Quando um animal está sob posse irregular é preciso decidir se ele pode permanecer com a pessoa por meio de um termo de depósito ou se o mais adequado é a apreensão. Para isso, discutimos o uso de checklists como ferramenta de avaliação”, diz.
“Todos compartilharam casos que já vivenciaram, como foi resolvido, quais metodologias funcionaram. Uma grande oficina de ideia e treinamento”, completa o técnico.
EQUIPAMENTOS – Além do treinamento, o Parque das Aves formalizou a doação de equipamentos para a regional de Foz do Iguaçu do IAT. Entre os instrumentos estão um puçá de rede, caixa de transporte, caixa e gancho para serpentes, pinção de serpente e para mamífero, cambão, três gaiolas, dois pares de perneiras e dois pares luvas de raspa.
Para Steimbach, os equipamentos recebidos representam um reforço importante para as ações na região, área com alta demanda relacionada à fauna silvestre. Apenas neste ano, a regional de Foz do Iguaçu já registrou 121 casos de animais resgatados. “Estamos ao lado do Parque Nacional do Iguaçu e, devido à fragmentação de habitats, muitos animais vêm parar no meio urbano, então acabamos tendo bastante conflitos e recebendo bastante demanda de resgate e apreensão”, afirma.
- IAT disponibiliza manual digital para facilitar o processo de licenciamento ambiental
- Poços artesianos: Estado leva água potável a 1,2 mil famílias do campo no 1º semestre
ANIMAIS FERIDOS – O IAT ressalta que no caso de avistar animais machucados, o resgate pode ser solicitado ligando na secretaria de meio ambiente do município ou no Setor de Fauna do Instituto Água e Terra, pelo número (41) 9-9554-0553, para demais orientações.
Para denúncia de animais vítimas de maus-tratos, caça, tráfico ou cativeiro irregular, o cidadão deve entrar em contato diretamente com a Polícia Militar Ambiental por meio do Disque Denúncia 181 ou com a Ouvidoria do IAT.
É necessário informar de forma objetiva e precisa a localização e o que aconteceu com o animal. Quanto mais detalhes sobre a ocorrência, melhor será a apuração dos fatos e mais rapidamente as equipes conseguem fazer o atendimento.