Poço Tubular

Recomendações Técnicas na Construção do Poço Tubular

O poço tubular, conhecido popularmente como poço artesiano ou semi-artesiano, é uma obra complexa de engenharia destinada à captação subterrânea nos diversos aquíferos que requer cuidados e critérios para sua perfuração, conforme orientação apresentada a seguir:

  • Estudo hidrogeológico, que deverá ser realizado por geólogo, hidrogeólogo ou engenheiro de minas, para avaliar a viabilidade técnica quanto à perfuração do poço tubular com projeto construtivo de acordo com a ABNT NBR 12.212/2017.
  • A empresa contratada para a construção do poço tubular deverá seguir as normas técnicas da ABNT e estar devidamente registrada no CREA-PR (Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia do Paraná) com certidão em vigor e profissional habilitado em seu quadro técnico.
  • Todos os responsáveis técnicos e empresas perfuradoras devem estar cadastradas no sistema do IAT  conforme Portaria IAT 143/2021 .
  • Lista dos Profissionais de Hidrogeologia e empresas perfuradoras de poços tubulares – atualizadas.
  • Exija sempre um contrato de trabalho, onde deverão constar todas as etapas discriminadas do serviço a serem realizados.O contrato servirá de garantias para as partes, assegurando os direitos e deveres de cada parte.
  • Para perfuração do poço tubular, no caso do estado do Paraná, é exigido requerimento junto a Instituto Água e Terra, visando a obtenção da respectiva anuência prévia (autorização para perfuração) e posterior outorga de direito de uso da água.

O cumprimento destas exigências garantirá sua segurança quanto a qualidade do seu poço, bem como a preservação das águas subterrâneas em geral.

Poço Tubular