Arquivo Gráfico Municipal

Tem como objetivo gerar um Banco de Dados Gráfico Digital para manter os arquivos permanentemente atualizados, garantindo a precisão no mapeamento do Estado do Paraná. Retrata a divisão político-administrativa do País, em folhas topográficas, preferencialmente de escalas maiores para menores (1:25.000, 1: 50.000, 1:100.000 e 1: 250.000), representando cartograficamente os limites das unidades político-administrativas (unidades da federação, municípios e distritos), em meio convencional.

Entre as atividades desenvolvidas estão a organização de dados – memoriais descritivos e leis de criação dos municípios; e a promoção de reuniões com as prefeituras e associações de municípios para discutir possíveis questionamentos em relação a divisas.


 

Nesta página encontra-se material sobre o processo de evolução da divisão territorial no Estado do Paraná, documento elaborado a partir do Projeto - ARQUIVO GRÁFICO MUNICIPAL DO PARANÁ, 2003. Como parte deste material, disponibiliza-se uma figura (banner) representando a Genealogia dos Municípios do Paraná.

Genealogia do Estado do Paraná  (Arquivo em formato TIF. Tamanho 5.320 KB)

 

Com relação ao Caderno MUNICÍPIOS PARANAENSES - ORIGENS E SIGNIFICADOS DE SEUS NOMES editado a partir de material do pesquisador João Carlos Vicente Ferreira, que publicou o livro Cidades Brasileiras: origem e significado de seus nomes – Paraná, em 1999, como parte de uma coleção que busca registrar nomes e significados de municípios de diferentes estados brasileiros. A Secretaria de Estado da Cultura, por meio do projeto Paraná da Gente, publica esta Edição.

Municípios Paranaenses - Origens e Significados de Seus Nomes