Campanha solidária do IAT arrecada 10 toneladas de alimentos e 4 mil litros de água para o RS 14/05/2024 - 14:55

O Instituto Água e Terra (IAT) divulgou nesta terça-feira (14) o resultado da campanha solidária “Um alimento por uma muda”, ação que buscava angariar donativos para as vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul em troca de uma planta de espécies nativas do Paraná. Em uma semana de mobilização foram arrecadadas 5,9 toneladas de alimentos não perecíveis; 4,3 toneladas de ração para cães e gatos; 4,1 mil litros de água mineral; 2,8 mil produtos de higiene e limpeza; e 6,1 mil peças de vestuário e calçados; além de colchões, ferramentas e brinquedos.

Os insumos foram encaminhados para o Corpo de Bombeiros do Paraná, que se responsabilizou por enviar ao Rio Grande do Sul. A iniciativa integrou a campanha SOS RS, liderada pela primeira-dama Luciana Saito Massa, e operacionalizada pela Coordenadoria Estadual da Defesa Civil. O IAT é vinculado à Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável (Sedest).

“Foi uma mobilização muito bonita, que nos encheu de orgulho. Todas as sedes e regionais do instituto se envolveram com a campanha, se dedicaram a fazer o bem e amenizar o sofrimento dos irmãos gaúchos”, destacou o secretário de Estado do Desenvolvimento Sustentável, Everton Souza.

A campanha ocorreu nos núcleos regionais do IAT em, Curitiba, Cascavel, Irati, Cornélio Procópio, Maringá, Jacarezinho, Ivaiporã, Toledo, Paranavaí, Ponta Grossa, Umuarama e no Litoral. Conforme a necessidade, a ação pode ser retomada nos próximos dias. “Essa foi a maneira que encontramos para colaborarmos com o Rio Grande do Sul e distribuir mudas para a população do Paraná, uma campanha verdadeiramente solidária”, afirmou o chefe do escritório regional do IAT na Capital, Luiz Fornazzari Neto.

Apesar do fim da campanha “Um alimento por uma muda”, as sedes do IAT seguem como postos de coleta de donativos até o dia 22 de maio.

NO RIO GRANDE DO SUL – Agora, técnicos do IAT estão se dedicando a ajudar in loco às vítimas das enchentes. Uma força-tarefa organizada pelo órgão ambiental partiu na segunda-feira (13) de São Mateus do Sul, na região Sul do Paraná, para o Rio Grande do Sul. Serão pelo menos 10 dias de atuação direta em um dos mais intensos desastres climáticos do País.

O comboio conta com 22 técnicos, 11 caminhões-pipa, sete caminhonetes 4x4 e cinco embarcações. Seguindo orientações da Defesa Civil local, a equipe se dividirá em duas frentes de trabalho. Uma delas vai atuar em Santa Cruz do Sul com os caminhões-pipa. Ficará encarregada de levar água potável para a população e ajudar na limpeza urbana dos municípios da região, muitos deles castigados pela lama decorrente das chuvas.

A outra parte do time terá Canoas como base. São 18 servidores, sete caminhonetes e cinco barcos para dar apoio logístico ao resgate de pessoas e animais; na distribuição de alimentos, água e medicamentos; e no transporte de insumos e mantimentos.

CAMPANHA SOS RS – Em pouco mais de uma semana de arrecadações, a campanha SOS RS, do Governo do Paraná, já reuniu 3,3 mil toneladas de ajuda humanitária para as vítimas das chuvas no Rio Grande do Sul. O volume total de donativos contabiliza alimentos, água potável, roupas e produtos de higiene e limpeza doados em todas as cidades paranaenses até esta sexta-feira (10). Mais de 2,3 mil toneladas de donativos já foram enviadas por meio da campanha.

As entregas ocorrem de forma constante e saem a partir de centros de distribuição em Curitiba e de cidades do Interior. Elas estão recebendo escoltas especiais da Polícia Rodoviária Federal, Polícia Militar e guardas municipais. A campanha segue até o dia 22 de maio. As entregas podem ser feitas em unidades do Corpo de Bombeiros e da Polícia Civil, sedes do Instituto Água e Terra e espaços da Secretaria da Cultura.

A Defesa Civil tem trabalhado junto ao Consórcio de Integração Sul e Sudeste (Cosud) com uma base montada nos municípios de Santa Cruz do Sul e Estrela, no Rio Grande do Sul. Nas bases, atuam centenas de bombeiros civis e militares, além de agentes das forças de segurança do Paraná, em uma força-tarefa juntamente com Minas Gerais e São Paulo.

O Paraná tem prestado apoio às cidades gaúchas também com o envio de forças de segurança e equipamentos. Já foram enviados bombeiros para trabalhar nos resgates, policiais militares para ajudar a coibir roubos e saques nos locais mais afetados, policiais civis para apoiar as autoridades locais e profissionais da Polícia Científica.

O Governo do Estado enviou também caminhões-tanque, viaturas, embarcações e helicópteros para o Rio Grande do Sul, que estão sendo usados em diversas frentes de trabalho, além de bolsas de sangue, medicamentos, profissionais de outras áreas e técnicos da Defesa Civil.

SITUAÇÃO – De acordo com o governo do Rio Grande do Sul, 450 municípios foram afetados pelas chuvas e alagamentos. Até o momento 147 pessoas morreram, 806 se feriram e 125 estão desaparecidas. Segundo o boletim divulgado na manhã desta terça-feira (14) pela Defesa Civil local, 538 mil pessoas estão desalojadas e 76 mil estão em abrigos. Ao todo, 76 mil pessoas e 11 mil animais foram resgatados em áreas alagadas.