Monitoramento Hidrométrico

A Divisão de Monitoramento Hidrométrico faz parte da GEMF – Gerência de Monitoramento e Fiscalização do Instituto Águas e Terra, autarquia que tem como uma de suas atribuições o monitoramento dos recursos hídricos no Estado do Paraná, esta atividade vem sendo executada por décadas por autarquias que às antecedeu e sucessivamente foram repassadas as atribuições, algumas estações fluviométricas e pluviométricas foram instaladas nos anos 30. O IAT monitora nas 16 bacias hidrográficas do Estado as seguintes variáveis hidrológicas:

  1. Rede Pluviométrica convencional;
  2. Rede Fluviométrica:
     - Monitoramento de nível dos rios;
     - Monitoramento da vazão;
     - Monitoramento da qualidade da água;
     - Monitoramento de sedimentometria;
  3. Rede Telemétrica Hidrológica:
     - Monitoramento de chuva e nível dos rios com transmissão horária.

Os mais variados tipos de monitoramento mencionados acima contribuem para a formação das séries históricas das estações, servindo de subsídio para a outorga de captação e lançamento, estudos hidrológicos e na gestão dos recursos hídricos, os dados estão disponíveis ao usuário podendo ser acessados na página desta Instituição nas abas INFORMAÇÕES HIDROLÓGICAS e PREVISÃO HIDROLÓGICA.

Aplicação geo: Nível das Estações Telemétricas

O aplicativo geo apresenta as estações telemétricas distribuídas pelo Estado, os níveis das cotas e a estatística por bacia hidrográfica. Saiba mais no vídeo tutorial.

   geo.iat.pr.gov.br/estacoestelemetricas

Aplicação geo: Monitoramento hidrológico

  Previsão hidrológica