Instituto Água e Terra promove atividades com crianças na Região Metropolitana de Curitiba 26/10/2022 - 08:49

Cerca de 60 estudantes de Quatro Barras participaram de jogos e plantaram mudas de árvores nativas no Parque Estadual Serra da Baitaca. O objetivo é despertar a conscientização para preservação e recuperação do meio ambiente.

O Instituto Água e Terra (IAT) promoveu nesta terça-feira (25) uma série de atividades educativas para os alunos da rede pública de ensino da cidade de Quatro Barras, na Região Metropolitana de Curitiba (RMC). O objetivo foi despertar nos estudantes a conscientização para preservação e recuperação do meio ambiente.

As ações aconteceram no Parque Estadual Serra da Baitaca, com atividades práticas de educação ambiental, em parceria com a Prefeitura de Quatro Barras. Além disso, o Dia Mundial da Árvore de 2022 (21 de setembro) também foi lembrado com o plantio de mudas nativas, das espécies imbuia, cedro-rosa, tarumã e canela-sassafrás.

Participaram cerca de 60 alunos do 3º e 5º ano da Escola Municipal Izair Lago. Os técnicos do IAT apresentaram aos estudantes conceitos importantes como biodiversidade, habitat natural e biomas regionais, além de explicarem sobre a importância de todos preservarem as florestas, despertando a consciência de proteger os animais silvestres.

“Princípios como cidadania e preservação ambiental são melhor fixados quando somos ainda pequenos. As crianças têm um poder muito grande de absorção, compreensão e apreensão de conteúdos e informações”, disse a técnica do IAT no Setor de Educação Ambiental, Ângela Pazzini. “Elas são portas abertas para o conhecimento, além de se transformarem em agentes multiplicadores”.

As atividades práticas são complementadas na sala de aula, onde os professores escolhem entre redação e desenho para que as crianças demonstrem o que de fato aprenderam. O IAT levou para o parque jogos de dominó e tabuleiro, além de mudas de árvores nativas para plantio.

PRESERVAÇÃO – O chefe regional do IAT na Região Metropolitana de Curitiba, Luiz Fornazzari Netto, falou da importância dos Parques Estaduais, em especial o de Quatro Barras. “Nós temos aqui as montanhas e as cachoeiras, e é importante conhecer para cuidar. É uma área de proteção ambiental e que a gente também pode utilizar”, afirmou.

Arthur, de 9 anos, e estudante do 3º ano, mostrou que absorveu bastante conteúdo durante as atividades. “Eu gostei de plantar árvore e brincar. Aprendi que temos que cuidar das nossas matas, senão os animais não terão onde morar”, disse.

PLANTIO – As mudas são produzidas nos Viveiros Florestais do IAT. Ao todo, o Estado possui 19 unidades com capacidade de produção de 3 milhões de mudas de árvores nativas por ano, inclusive as ameaçadas de extinção.

Acompanhe o trabalho da Sedest também pelo Facebook e Instagram :)

EDUCAÇÃO AMBIENTAL

“Eu gostei de plantar árvore e brincar. Aprendi que temos que cuidar das nossas matas, senão os animais não terão onde morar”, disse o aluno Arthur.