Distribuição de mudas em troca de alimentos segue até sábado em Campo Mourão 10/08/2021 - 15:54

O objetivo da campanha do IAT é conscientizar a população sobre a importância do plantio de árvores nativas e ajudar famílias do município em situação de vulnerabilidade social.

Os moradores de Campo Mourão e região podem contribuir para a campanha solidária do Instituto Água e Terra (IAT) com a doação de um quilo de alimento em troca de uma muda de árvore nativa. A ação segue até o próximo sábado (14).

A ação faz parte de uma série de campanhas promovidas pelos 21 Escritórios Regionais do Instituto em todo o Estado. O IAT é um órgão vinculado à Secretaria do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo, responsável pela produção de mais de 100 tipos mudas de árvores de espécies nativas.

As mudas são produzidas nos 19 viveiros florestais mantidos pelo Instituto e podem ser solicitadas a qualquer momento através do Sistema de Gestão Ambiental, de forma online e gratuita.

“Quanto melhor essa muda estiver preparada para ser recebida pelo solo, maiores serão as chances de ela vingar e chegar à maturidade com condições de servir de alimento à fauna silvestre”, disse o diretor-presidente do IAT, Everton Souza.

Em Campo Mourão são distribuídas mudas de jabuticaba, gabiroba, pitanga e cereja. O participante também leva para casa uma muda de palmito, junto com a muda frutífera que escolher.

CAMPANHA - O objetivo das ações de troca de mudas por alimentos é promover a educação ambiental sobre a importância de plantar uma árvore nativa e, ao mesmo tempo, contribuir com ações solidárias dos municípios em ajudar famílias em situação de vulnerabilidade social.

“Além de incentivar o plantio de árvores, também estaremos ajudando as famílias que mais precisam com alimentos. Por isso, convidamos toda a comunidade para participar desta ação tão importante e valorosa”, ressalta Fabiano Viúdes, chefe do Escritório Regional do IAT em Campo Mourão.

A distribuição dos alimentos no município será realizada pelo IAT, com apoio da prefeitura e das paróquias participantes. É possível doar em quatro supermercados e nove paróquias da cidade, além da sede do IAT.

Nas paróquias, as trocas de alimentos por mudas de árvores acontecem nos horários das missas. Nos supermercados é possível contribuir das 9h às 17h.

Desde o final de junho, a ação foi promovida pelo IAT em 11 municípios, com a arrecadação de cerca de 16 toneladas de alimentos, com mais de 18 mil mudas distribuídas à sociedade. Também foram arrecadadas em torno de 4.800 peças de roupas, 1.900 quilos de ração para pets, 33 cobertores e lençóis e 82 pares de calçados.

Confira locais e horários dos pontos de troca:

Sede do IAT em Campo Mourão
Local: Rua Santa Cruz, 679 - Centro

Supermercado Paraná Atacadista
Local: BR 272, nº 1979 - Lar Paraná

Supermercado Paraná Família
Local: BR-158 / Rod. Avelino Piacentini, 90 -
Bairro Jd. Isabel

Supermercado Paraná Matriz (Lar Paraná)
Local: Rua Miguel Luís Pereira, 1536 - Bairro Lar Paraná

Local: R. Vereador Valdomiro Cilião de Araújo, 70 - Bairro Vila Teixeira

Santuário Nossa Senhora Aparecida