Gestão Territorial

A Gestão Territorial busca promover várias ações e projetos que desenvolvam o conhecimento do território paranaense no que diz respeito aos temas geologia, estrutura fundiária, zoneamento ecológico econômico, estudos de limites municipais e florestas plantadas.

GEOLOGIA
Desenvolve projetos voltados aos mapeamentos geológicos básicos e temáticos, extensionismo e economia mineral, geotecnia e geologia aplicada à gestão ambiental.

REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA
Atua em terras públicas ou privadas passíveis de regularização fundiária atendendo principalmente às famílias de pequenos agricultores e proprietários rurais, dando-lhes a dignidade com o reconhecimento do direito à plena propriedade. Promove o levantamento ocupacional de imóveis rurais para estabelecer com segurança sua titularidade na ótica da sustentabilidade socioambiental. Mantem atualizado o Cadastro Gráfico Dominial, o Sistema de Terras Tituladas - STT e o Sistema de Regularização de Terras do Paraná – SRTP.

ZONEAMENTO ECOLÓGICO ECONÔMICO
Promove o desenvolvimento e atualização do instrumento técnico-científico para ordenamento do território na perspectiva do planejamento ambiental e socioeconômico -ZEE.

LIMITES MUNICIPAIS (ARQUIVO GRÁFICO MUNICIPAL)
Desenvolve a revisão e atualização das Divisas Municipais com o objetivo de garantir a precisão cartográfica e a exatidão legal. Mantem o Arquivo Gráfico Municipal composto por dados e informações sobre a genealogia dos municípios paranaenses, sobre as legislações de criação e alterações de limites, assim como documentos cartográficos referentes ao tema.
Oferece suporte técnico às prefeituras para dirimir dúvidas referentes aos limites municipais.

FLORESTAS PLANTADAS
Promove a gestão e o desenvolvimento de projetos nas áreas de florestas plantadas, incluindo a produção, exploração, conservação e comercialização de produtos e subprodutos florestais.