APL de Cal e Calcário

Arranjo Produtivo Local de Cal e Calcário do Paraná

Arranjos Produtivos Locais são grupos de empresas que atuam num setor econômico e no mesmo espaço geográfico. Um APL implica na criação de vínculos de articulação e cooperação entre as empresas ou suas entidades representativas, formando-se uma rede que busca interlocução governamental e apoio de instituições de crédito e pesquisa. O princípio do APL é manter a competição empresarial e ao mesmo tempo canais de cooperação para resolução dos problemas comuns, trazendo benefícios para a cadeia produtiva e os consumidores.

Entre os arranjos produtivos de base mineral, o de Cal e Calcário do Paraná tem grande importância. Abrange dois setores geográficos, a norte de Curitiba e na região de Castro e Ponta Grossa (mapa de localização), com foco nas rochas calcárias das formações Capiru e Itaiacoca.

Área dos municípios abrangidos pela APL Cal e Calcário

Rochas calcárias são aproveitadas no Paraná para três usos: corretivo agrícola, produção de cal e indústria cimenteira. O APL de Cal e Calcário do Paraná congrega os dois primeiros, cuja base de organização é a Associação dos Produtores de Derivados do Calcário – APDC e o Sindicato das Indústrias da Cal - SindiCAL.

Entre 2006 e 2008 a MINEROPAR e o TECPAR integraram Projeto de Fortalecimento Tecnológico do APL de Cal e Calcário do Paraná, com aporte de recursos da FINEP – Financiadora de Estudos e Projetos do Ministério de Ciência e Tecnologia (R$ 499.950,00), e contrapartidas do Governo do Estado no montante de R$ 211.505,00.

Foram desenvolvidas cinco metas físicas, com relatórios disponíveis para consulta:

O desenvolvimento da Meta Física 2 foi executado pela MINEROPAR, cuja participação se pautou na linha de fomento técnico à indústria mineral, num setor considerado estratégico para a economia do Paraná.

No projeto foi realizada a organização de dados em ambiente de Sistema de Informações Geográficas, com digitalização das bases cartográficas, o cadastramento da atividade mineral em campo, compilação de direitos minerários, geologia, meio ambiente, planejamento urbano e outros temas. Foram gerados mapas integrados relacionados ao APL e desenvolvido um site interativo, como espaço empresarial, hoje desativado. Os mapas de síntese organizados para download são os seguintes: