Geodados - Aplicações

GEOPARANA

Apresenta a primeira versão (sujeita a ajustes e correções) da GeoPR, que é a Infraestrutura de Dados Espaciais do Estado do Paraná.

A GEOPR é uma iniciativa do Instituto Água e Terra (IAT), que integra, desde 2019, o Instituto de Terras, Cartografia e Geologia (ITCG), o Instituto das Águas do Paraná (Águas Paraná) e o Instituto Ambiental do Paraná (IAP) por meio da Lei nº 20.070/19.

Com apoio e financiamento do Banco Mundial (BIRD), a GeoPR aprimora as ações de departamentos e instituições estaduais para o gerenciamento de ativos de informações geoespaciais de forma mais eficiente e coordenada.

  GEOPARANA

PCT

Apresenta os territórios tradicionais dos Povos e Comunidades Tradicionais cadastrados no CAR e sua estatística de área de vegetação nativa

  PCT

Assentamento da Reforma Agrária

Apresenta os assentamentos da Reforma Agrária cadastrados no CAR e sua estatística de área de vegetação nativa

   Assentamento da Reforma Agrária

SIMFAUNA

Apresenta de forma interativa informações relativas à fauna presente nos estudos para os licenciamentos ambientais

  SIMFAUNA

FAUNA VITIMADA

Apresenta de forma interativa informações relativas à fauna vitimada

  Fauna vitimada

ICMS Ecológico

Apresenta de forma interativa informações relativas ao ICMS Ecológico

  ICMS Ecológico

Recursos hídricos, outorga e monitoramento

Apresenta dados de maneira interativa referente a outorga de recursos hídricos, informações hidrológicas, gestão de bacias hidrográficas e dados de monitoramento de recursos hídricos.

  SIGARH

Mapa de barragens no estado do Paraná

Apresenta as barragens cadastradas em relação ao Dano Potencial Associado

  Barragens

Mapeamento do uso e cobertura da terra - interativo

O aplicativo "dashboard" do mapeamento do uso e cobertura da terra - ano referência 2012, disponibiliza de maneira interativa todos os sub produtos referentes ao projeto.

  Uso e cobertura da terra

GeoSGA

O aplicativo Geo SGA, versão pública, dá acesso de visualização às principais camadas de informação geoespacias para consulta interativa.

   GeoSGA público

A versão do aplicativo GeoSGA que está associado ao SGA pode ser acessado mediante login e senha da central se segurança.

   GeoSGA

Monitoramento da Qualidade da Água

O aplicativo geo apresenta o índice da qualidade da água nos pontos amostrados e estatística por bacia hidrográfica.

   Qualidade da água

Nível das Estações Telemétricas

O aplicativo geo apresenta as estações telemétricas distribuídas pelo Estado, os níveis das cotas e a estatística por bacia hidrográfica.

   Hidroinfo Paraná

Inventário de Produtos Cartográficos – Câmara Técnica de Cartografia e Geoprocessamento

O aplicativo de consulta ao Inventário de Produtos Cartográficos permite consultar os metadados de algumas bases de dados geográficos dos membros da Câmara Técnica de Cartografia e Geoprocessamento: dados de mapeamentos planialtimétricos, cobertura aérea e de vértices geodésicos no Estado do Paraná.

   Inventário de produtos cartográficos

Aplicação Geo

Mapa interativo que permite consultar a histórico e descritivo dos municípios paranaenses, além de dar acesso às fotografias do aerolevantamento 1980.

  Aplicação geo ITCG

Valores de Referência de Variáveis Inorgânicas para o Estado do Paraná

Aplicativo para consulta dos valores de variáveis geoquímicas em distintos meios amostrais (solo, sedimento de drenagem e água fluvial) para uso multipropósito.

A robusta base de dados gerada, fruto de pesquisa em todo o território paranaense, permite desde a delimitação de áreas de risco à saúde humana e monitoramento ambiental, planejamento agrícola, estudos de fauna e flora, à exploração mineral.

Ao usuário do aplicativo, recomenda-se levar em conta que o sinal geoquímico num determinado local representa o somatório da influência natural com a ação antrópica. Por essa razão, teores elevados não representam, necessariamente, contaminação devida apenas à atividade humana.

Os mapas apresentados são compostos de malha regular de pontos, com espaçamento de 5.000 x 5.000 m. Os valores associados a cada ponto são valores obtidos por técnica de interpolação a partir dos dados originais que, dependendo do caso, representam bacias ou malha de pontos com espaçamento maior.

As 696 amostras de água e de sedimento fluvial foram coletadas em bacias hidrográficas, com área média de 225 km². As 309 amostras originais de solo (Horizonte B) foram coletadas em malha regular, com pontos espaçados de 25 x 25 km.
 

 
Detalhes sobre os procedimentos de coleta e técnicas analíticas

Detalhes sobre os procedimentos de coleta e técnicas analíticas podem ser obtidos em:

  1. Água fluvial:
    Licht, O.A.B., 2001. Atlas geoquímico do Estado do Paraná. 1 ed. Curitiba: Minerais do Paraná S.A. - MINEROPAR., 2001. v. 1. 71p .
     
  2. Sedimento fluvial:
    Licht, O.A.B, 2001. Atlas geoquímico do Estado do Paraná. 1 ed. Curitiba: Minerais do Paraná S.A. - MINEROPAR., 2001. v. 1. 71p .
    Licht, O.A.B., 2001. A Geoquímica Multielementar na Gestão Ambiental - Identificação e caracterização de províncias geoquímicas naturais, alterações antrópicas da paisagem, áreas favoráveis à prospecção mineral e regiões de risco para a saúde no Estado do Paraná, Brasil, Ano de obtenção: 2001.
     
  3. Solo – Horizonte B:
    Licht, O.A.B.; Plawiak, R.A.B., 2005. Geoquímica de solo - Horizonte B - do Estado do Paraná. 1 ed. Curitiba: Minerais do Paraná S.A., 2005. v. 02. 857p .
    Volume I - Volume II

    Licht, O.A.B., 2001. A Geoquímica Multielementar na Gestão Ambiental - Identificação e caracterização de províncias geoquímicas naturais, alterações antrópicas da paisagem, áreas favoráveis à prospecção mineral e regiões de risco para a saúde no Estado do Paraná, Brasil, Ano de obtenção: 2001.
     
  4. Detalhes sobre a técnica de interpolação adotada estão em:
    Licht, O.A.B., 2001. A Geoquímica Multielementar na Gestão Ambiental - Identificação e caracterização de províncias geoquímicas naturais, alterações antrópicas da paisagem, áreas favoráveis à prospecção mineral e regiões de risco para a saúde no Estado do Paraná, Brasil, Ano de obtenção: 2001.
 
Escala numérica e cromática

Para salientar as variações regionais dos valores nos mapas geoquímicos, foi adotada escala numérica baseada em intervalos dos seguintes percentis: 5, 15, 25, 40, 50, 65, 75, 85, 90, 91, 93, 95, 97, 98, assim como os valores mínimo e máximo do conjunto de dados. Essa escala numérica é adotada por serviços geológicos de diversos países na elaboração de mapas geoquímicos. Tem por vantagem não sofrer a influência de valores excepcionalmente elevados, que porventura existam no conjunto de dados. Para bem representar as variações dos teores de cada variável analisada, foi adotada uma gradação cromática desde as cores frias (cinza, preto e azul escuro) até as cores quentes (amarelo, laranja e vermelho), correspondendo à variação dos valores baixos até os altos, respectivamente.
Para enfatizar ainda mais essas variações, aos símbolos foi atribuído diâmetro crescente dos valores baixos até os elevados.

 
Novos dados

As amostras de sedimentos fluviais e de solo-Horizonte B aqui utilizadas estão devidamente armazenadas no IAT e passíveis de reanálises futuras.
Dados de outros levantamentos geoquímicos, usando outros meios amostrais, frações específicas ou novas técnicas analíticas poderão ser incluídos futuramente, visando enriquecer a base de dados.

 

  Orientações      Acesso ao Sistema