Biodiversidade

Reconhecendo que a biodiversidade é fundamental para a manutenção dos serviços ambientais utilizados pelas pessoas para todas suas atividades, surge o desafio de manter a conservação da natureza dentro de sistemas produtivos e no dia a dia dos cidadãos. Esse é o maior desafio para se buscar um desenvolvimento sustentável.

A Gerência de Biodiversidade tem como um de seus objetivos incrementar de forma determinada as ações voltadas à conservação da biodiversidade no território estadual, visando a melhoria da qualidade de vida da população paranaense, bem como a conservação do patrimônio natural.

Neste sentido, compete à Gerência:

  • a proposição, coordenação e execução dos programas, projetos e atividades que visem a conservação e restauração da biodiversidade na sua forma ampla;
  • o monitoramento da vegetação nativa e das ações para a proteção da fauna silvestre;
  • o desenvolvimento de estratégias e incentivos para a conservação da biodiversidade.

Em complemento, cabe à Gerência como um todo, a proposição do estabelecimento de cooperação técnica com instituições públicas e privadas, instituições de ensino superior e organizações não governamentais, visando garantir a conservação da biodiversidade em todo o território paranaense. Para mais informações, acesse os links:

 Áreas Estratégicas para a Conservação e Restauração

 ICMS Ecológico por Biodiversidade

 Pagamento por Serviços Ambientais

 Espécies Exóticas Invasoras

 Lista de espécies da fauna e flora Ameaçadas de Extinção

 Gestão da Fauna Silvestre

 Parcerias