Recomendações para Plantio

1. Para o plantio é importante fazer o preparo da área removendo plantas daninhas, pedras ou outros detritos que possam atrapalhar o crescimento das mudas.

2. O local deve ser isolado de forma a restringir o acesso de animais, a fim de garantir que as mudas não sejam pisoteadas e destruídas.

3. Se houver capim ou outra vegetação rasteira no local, é recomendado capina de coroamento ao redor da muda. A falta de controle do mato e de plantas daninhas pode acarretar morte das mudas ou seu não desenvolvimento, por falta de água, luz e nutrientes.

4. A orientação técnica para o plantio deve ser buscada junto ao Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná - IDR. O plantio correto resultará em economia de tempo e dinheiro.

Baixe o folder com informações de plantio, link na figura.  

 

O que deve ser plantado em áreas a serem recuperadas?

  • Os viveiros do IAT dispõem de mudas recomendadas [veja “Espécies produzidas nos Viveiros”] para a recuperação destas áreas.
  • A orientação técnica para plantio é realizada por técnicos dos viveiros do IAT ou pelo Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná - IDR de seu município.

 

Para Manutenção do plantio

  • Após o plantio, é fundamental que todas as mudas recebam manutenção adequada, por um período suficiente para garantir seu desenvolvimento mínimo e assegurar sua permanência na área. A realização de ações como coroamento, adubação, controle de formigas cortadeiras e isolamento de animais contribui para minimizar possíveis danos e riscos à sua sobrevivência.
Programa Paraná Mais Verde

Acesse o folder do Paraná mais Verde 

 

Quer saber mais?

Instituto Água e Terra
Diretoria do Patrimônio Natural
Gerência de Restauração Ambiental | Divisão de Produção de Mudas Nativas
Rua Engenheiros Rebouças, 1206, Rebouças | Curitiba/PR | CEP 80215-100
mudasflorestaisnativas@iat.pr.gov.br

Vídeo