Recomendações para Plantio

1. Para o plantio é importante fazer o preparo da área.

2. É fundamental o isolamento da área de animais de qualquer espécie para as mudas não serem destruídas pelo gado, porcos, galinhas etc.

3. Se houver capim ou outra vegetação rasteira é recomendada capina de coroamento ao redor da muda. Se não houver controle do mato as mudas podem morrer ou não se desenvolver por falta d’água, luz e nutrientes.

4. A orientação técnica para o plantio deve ser buscada junto ao Instituto de Desenvolvimento Rural - IDR. O plantio correto acarretará economia de tempo e dinheiro.

Baixe o folder com informações de plantio:  Paraná mais verde.

 

O que deve ser plantado em áreas a serem recuperadas?

  • Os viveiros do IAT dispõem de mudas recomendadas [veja “Espécies produzidas nos Viveiros”] para a recuperação destas áreas.
  • A orientação técnica para plantio é realizada por técnicos dos viveiros do IAT ou pelo Instituto de Desenvolvimento Rural - IDR de seu município.

 

Para Manutenção do plantio

  • Todo plantio deve passar por manutenção das mudas no pós plantio até um desenvolvimento mínimo que assegure sua permanência na área, com ações de coroamento, adubação e isolamento de animais que possam causar danos à sua sobrevivência.

 

Quer saber mais?

Instituto Água e Terra
Diretoria do Patrimônio Natural
Gerência de Restauração Ambiental | Divisão de Produção de Mudas Nativas
Rua Engenheiro Rebouças, 1206, Rebouças | Curitiba/PR | CEP 80215-100
mudasflorestaisnativas@iat.pr.gov.br