Atlas de Recursos Hídricos do Estado do Paraná

O Atlas de Recursos Hídricos do Estado do Paraná foi publicado em 1998 e é composto por um conjunto de 26 mapas temáticos que refletem a disponibilidade hídrica superficial e subterrânea do Estado, bem como os principais usos desses recursos hídricos nas diversas bacias hidrográficas do Estado.

Em um momento em que a gestão de recursos hídricos se faz cada vez mais necessária, em função do uso intensivo e muitas vezes degradante que fazemos de nossas águas, este Atlas constitui uma importante ferramenta para planejamento da utilização múltipla e racional destes recursos.

A realização deste trabalho só foi possível graças às centenas de cidadãos paranaenses que através dos anos, diariamente procedem à leitura dos equipamentos de medição de alturas de chuva e níveis de rios, e aos esforços dos hidrometristas e engenheiros de operação da SUDERHSA, que coletam as informações hidrológicas dos rios paranaenses.

Agradecemos à COPEL e a ANEEL pela disponibilização dos dados e ao Banco Mundial que, através do Programa de Saneamento Ambiental da Região Metropolitana de Curitiba - PROSAM, financiou parcialmente a digitalização do Atlas.

Índice dos Mapas

01. Bacias Hidrográficas do Estado do Paraná
02. Estações Hidroclimátológicas
03. Estações Fluviométricas do Estado