Balneabilidade

O que significam as bandeiras colocadas nas praias e rios?

Bandeira azul

Locais próprios para banho (bandeira azul):
Nestes locais a água apresenta boas condições de balneabilidade em qualquer condição climática.

 

Bandeira Vermelha

Locais impróprios para banho (bandeira vermelha):
A água apresenta condições inadequadas para banho em função de contaminação fecal. Estes locais devem ser evitados.

Confira os boletins completos das temporadas:

Os boletins de balneabilidade são divulgados a cada semana durante o período de verão e é possível acessá-los por meio do site www.iat.pr.gov.br ou baixando o APP Balneabilidade em seu celular.

Aplicativo de balneabilidade do Estado do Paraná que demonstra todos os pontos de balneabilidade próprios e impróprios para banho. Plataforma inteligente e dinâmica que ajudará as férias dos banhistas do Estado a ser mais segura e divertida.

Consulte outras informações na página:

Verão Maior Paraná

Mapa com os pontos monitorados no Litoral do Paraná

 

Mapa com os pontos monitorados no Litoral do Paraná

 

 

O que é monitoramento da balneabilidade?

É a avaliação da qualidade das águas utilizadas para recreação de contato primário, ou seja, quando há o contato direto com a água, como por exemplo nos banhos de rio ou mar, mergulho e esqui aquático. Este monitoramento é realizado de acordo com a Resolução do Conselho Nacional de Meio Ambiente (CONAMA) nº 274/2000.

O que indica e quais são os riscos para a saúde?

O monitoramento indica a presença de contaminação de origem fecal na água. Para isso, utiliza-se o indicador Escherichia coli, que é uma bactéria existente no intestino dos seres humanos e de outros animais de sangue quente, como cães, gatos, gado, aves, etc.

A maior fonte de contaminação deste tipo é proveniente de esgoto doméstico assim, quanto maior o número dessa bactéria na água, maior será a quantidade de esgoto e, consequentemente, maior a probabilidade da existência de organismos patogênicos (causadores de doenças).

As doenças mais comuns são gastroenterite, diarreia, doenças de pele e infecções nos olhos, ouvidos e garganta. Doenças mais graves também podem ser transmitidas por meio da água, como hepatite A, cólera e febre tifoide.

Por que acontece a contaminação?

De maneira geral, o que determina a contaminação das praias e rios é a falta de saneamento básico e de um sistema de drenagem adequado. Quando os responsáveis (governos estadual e municipal, empreendedores e cidadãos) não cumprem seu papel, parte do esgoto e lixo gerados pelos moradores e veranistas segue diretamente para as galerias de águas pluviais, canais e rios, até alcançar as águas do mar.

Onde e quando a contaminação é maior?

Como o esgoto chega ao mar por meio dos rios, canais e galerias de águas pluviais, a contaminação é maior em suas proximidades. O trecho de praia que um destes corpos hídricos pode contaminar depende da concentração de pessoas, dos índices de atendimento das redes de coleta de esgoto, da inexistência ou falta de manutenção de fossas sépticas (onde não há rede de coleta), das variações de marés e, também, da ocorrência de chuvas intensas.

Por que a contaminação aumenta após chuvas intensas?

O esgoto lançado irregularmente fica acumulado no leito arenoso e de pouca declividade das galerias, valetas, rios e canais. As chuvas intensas transportam rapidamente todo este material para o mar, contaminando suas águas.

Essas chuvas também podem provocar o extravasamento de fossas sépticas, além de promover a “lavagem” das ruas e terrenos, carreando lixo e fezes de animais para os rios. Dependendo da intensidade, as chuvas podem contaminar trechos de praia duas ou três vezes maiores do que o habitual.

Por esta razão, as praias onde a contaminação é detectada são sinalizadas com bandeiras vermelhas pois nestes locais existe risco para a saúde. Não entre na água nas proximidades destas bandeiras e se quiser saber a situação da praia onde está acesse um dos canais do Instituto Água e Terra.