Programa Paraná Mais Verde

O programa de educação ambiental “Paraná Mais Verde” foi lançado pela Secretaria do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo (SEDEST) no dia 23 de setembro de 2019 (dia da árvore) com o objetivo de despertar a consciência ambiental e aliar desenvolvimento ambiental, econômico e social.

O programa conta com as seguintes linhas de ação: Revitaliza Viveiros, Viveiros Socioambientais, Incentivo a Espécies Ameaçadas de Extinção, Datas Comemorativas, Parques Urbanos e Poliniza Paraná.

Para maiores informações ou sugestões, entre em contato pelo e-mail: paranamaisverde@iat.pr.gov.br

1) Revitaliza Viveiros
A linha de ação “Revitaliza Viveiros” tem por objetivo fortalecer a cadeia produtiva da restauração por meio da reestruturação e modernização de 19 viveiros florestais e 02 laboratórios de sementes. Com essa melhoria nos viveiros, torna-se possível o aumento da produção de mudas, tanto em quantidade de espécies quanto em quantidade por espécie, garantindo a diversidade intraespecífica. Além disso, essa revitalização é necessária para garantir a efetividade de outras linhas do programa. Com os viveiros do estado bem estruturados, é possível apoiar a implementação dos viveiros socioambientais, produzir mais espécies ameaçadas de extinção, garantir a distribuição e o plantio de mudas nativas nas datas comemorativas e auxiliar com a entrega de mudas para a recuperação de áreas em parques urbanos. Ademais, uma das propostas do “Revitaliza Viveiros” é a elaboração do aplicativo Paraná Mais Verde, o qual visa à simplificação e à popularização do Sistema de Gestão Ambiental, para os pedidos de mudas, facilitando o acesso, pedido e retirada, bem como a comunicação e interação com o órgão ambiental. No aplicativo também deverão constar informações sobre espécies nativas e jogos interativos.

2) Viveiros Socioambientais
Com intuito de aumentar o número de mudas disponíveis para a restauração florestal e disponibilizá-las para projetos de educação e sensibilização ambiental do estado, a SEDEST e o Instituto Água e Terra visam à implantação de viveiros socioambientais em unidades penitenciárias e unidades das APAEs, em parceria com a Secretaria de Estado da Segurança Pública e Administração Penitenciária (SESP) e a Federação da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais do Estado do Paraná. Além da disponibilização de mudas para propriedades rurais no entorno das penitenciárias e de aumentar a produção do estado, os viveiros socioambientais buscam promover atividades de educação ambiental, capacitação profissional e inserção social dos apenados e pessoas com deficiência.

3) Incentivo a Espécies Ameaçadas de Extinção
No Bioma Mata Atlântica, predominante no estado, existem 276 espécies vegetais na lista oficial de espécies ameaçadas, entre elas o palmito-juçara (Euterpe edulis), a araucária (Araucaria angustifolia) e várias outras espécies arbóreas. Assim, outra linha de ação do programa é o incentivo às  espécies ameaçadas de extinção como estratégia para o fomento da conservação da biodiversidade. Nesse sentido, o objetivo é promover a conservação da biodiversidade e restauração ecológica ao incentivar a recuperação do bioma Mata Atlântica e o enriquecimento de fragmentos florestais, utilizando espécies da flora ameaçadas de extinção, garantindo a sobrevivência dessas espécies no estado.

4) Datas comemorativas
As datas comemorativas sobre meio ambiente devem ser anualmente celebradas, para que seja constantemente lembrada a importância dos recursos ambientais. Nesse sentido, o Programa Paraná Mais Verde, por meio do evento público de disponibilização e plantio de mudas de espécies nativas, divulga a necessidade de conservação da natureza. Com esse plantio, muitas áreas são recuperadas na busca pelo retorno do equilíbrio ecossistêmico. O intuito é realizar a divulgação das espécies nativas do Paraná, destacando as espécies ameaçadas, para que a população tenha conhecimento a respeito da flora paranaense. Assim, as principais datas celebradas são o Dia da Água (22/03), Dia do Meio Ambiente (05/06), Dia da Árvore (21/09) e Dia do Rio (24/11).

5) Parques Urbanos
Esta linha de ação tem por objetivo a disponibilização de recursos financeiros para a recuperação de áreas de fundos de vale nos municípios. Essas áreas são pontos mais baixos de um terreno acidentado, condição geográfica acompanhada por uma profusão em recursos hídricos como rios, canais, córregos e nascentes. Com a criação das cidades e o desenvolvimento e avanço dos centros urbanos, essas áreas têm sofrido com a falta de planejamento adequado e de estratégias de conservação. As más práticas geram um impacto negativo não apenas ambiental, mas também social, desencadeando processos de ocupação irregular, inundações, deposição de resíduos, erosão e diversas outras situações prejudiciais. Com essa ação, é possível ampliar as áreas verdes urbanas, evitando e corrigindo os problemas mencionados e promovendo o bem-estar da população paranaense, proporcionando áreas de lazer em contato com a natureza.

6) Poliniza Paraná
O objetivo do Poliniza Paraná é ampliar as ações do projeto “Jardins de Mel” da Prefeitura de Curitiba para os demais municípios do Paraná, visando à divulgação para a conservação das abelhas nativas sem ferrão, bem como o despertar da consciência ecossistêmica e a compreensão do funcionamento harmonioso da natureza. Desse modo, as abelhas e a produção de mel representam a funcionalidade e os benefícios que a natureza provê para os seres humanos.

 
 2021
 
Dia da Árvore

No dia da árvore, 21 de setembro de 2021, foram realizadas  ações de plantio e distribuição nas regionais do estado do Paraná. Os escritórios regionais se mobilizaram para realizar parcerias e levantar áreas propícias para a restauração. Com isso, foram plantadas 540.817 mudas em 387,69 hectares. No sistema drive-thru foram distribuídas 81.739 mudas. A seguir há uma tabela com mais detalhes. O IAT e a SEDEST tiveram vários parceiros para essa ação, como prefeituras, produtores rurais, ONGs, cooperativas, escolas, universidades, parques, comunidades, empresas, que podem ser observados na tabela 1. Os protocolos de segurança devido à pandemia do COVID-19 foram atendidos.

Tabela 1. Informações sobre o plantio de árvores em 2021 por regional

Total de mudas dia da árvore 2021

 

Dia_da_arvore_27102021

 

 

 

 

 

Dia da árvore 2021

 

 

 
 2020
 
 Dia da Árvore

No dia 21 de setembro de 2020, dia da árvore, foram realizadas diversas ações de plantio em todas as regionais do estado do Paraná. Todos os escritórios regionais se mobilizaram para realizar parcerias e levantar áreas propícias para a restauração. Com isso, foram plantadas 575.363 mudas em 521,401 hectares. Além disso, foi instalado um sistema drive-thru para distribuição de 20.952 mudas. Contudo, devido à pandemia do coronavírus (COVID-19) e determinações municipais, nem todos os escritórios regionais puderam realizá-lo. Abaixo, há uma tabela com mais detalhes. O IAT e a SEDEST tiveram vários parceiros para essa ação, como prefeituras, produtores rurais, ONGs, cooperativas, escolas, universidades, parques, comunidades, empresas, que podem ser observados na tabela 1.

Tabela 1. Informações sobre o plantio de árvores em 2020 por regional.

Tabela 1

 

Foto 2020 Dia da árvore
 
 Plantio de Araucária

O plantio de araucária (Araucaria angustifolia) foi realizado com o objetivo de enriquecer fragmentos da Floresta Ombrófila Mista (ou florestas com araucária) e, por isso, aconteceu nos 12 Escritórios Regionais de ocorrência dessa espécie. Destaca-se a importância de conservar a araucária, árvore-símbolo do nosso estado, que se encontra ameaçada de extinção. O pinheiro-do-paraná, como também é conhecida, possui algumas exigências para seu desenvolvimento e, por isso, deve ser plantado em áreas que já possuem um fragmento florestal. Para tanto, observou-se essa necessidade para a definição dos locais de plantio. Nessa ação, foram plantadas 46.894 mudas de araucária, enriquecendo 367,29 hectares.

O IAT e a SEDEST obtiveram apoio de diferentes instituições, como prefeituras, Rotary, empresas, ONGs, produtores rurais e IDR.

Tabela 2 - Informações sobre o plantio de araucária em 2020 por regional.

Tabela 2

*Áreas de fragmentos onde ocorreu o enriquecimento.

Araucária
Plantio
Plantio

 

 

 
 2019

O Paraná Mais Verde teve seu início no dia da árvore de 2019. No dia 23 de setembro de 2019, foram distribuídas 413 mil mudas florestais nativas para 2.146 escolas estaduais, nos 399 municípios do estado. Na ocasião, houve plantio nas escolas estaduais, bem como a distribuição de mudas para alunos. Esse evento contou com a participação de prefeituras, Defesa Civil, SEED, Emater (atual IDR), COPEL e SANEPAR.

Distribuição de mudas nas escolas
Plantio