Monumento natural Salto São João terá plano de manejo 03/10/2020 - 11:34

Elaboração do documento está em fase final. Objetivo é ordenar o funcionamento administrativo da Unidade de Conservação,  que recebe cerca de 40 mil visitantes por ano.

 

O Monumento Natural Salto São João, localizado no município de Prudentópolis, na Terra dos Pinhais, vai contar com Plano de Manejo, que contempla os atrativos sem prejuízo ao meio ambiente. O projeto foi à Diretoria de Patrimônio Natural do Instituto Água e Terra (IAT), nesta sexta-feira (02), pela Detzel - Gestão Ambiental, responsável pela elaboração do documento. O IAT é vinculado à Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo.

O intuito do Plano de Manejo é de ordenar o funcionamento administrativo da UC, que recebe cerca de 40 mil visitantes por ano. O novo projeto prevê a divisão do parque em sete zoneamentos, divididos com base no regulamento de 2020 do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), e um aumento da Zona de Amortecimento. Esta zona é uma área, externa à Unidade de Conservação (UC), que atua como uma espécie de faixa de transição entre o monumento e a área urbana, a fim de preservar a UC.

“Quanto mais a gente puder oferecer de atrativo, sem prejudicar o meio ambiente, melhor. Este é o nosso objetivo agora”, declara Everton Souza, diretor-presidente do IAT.

De acordo com o diretor de Patrimônio Natural do Instituto, Rafael Andreguetto, o projeto é, ainda, uma maneira de elevar o desenvolvimento socioeconômico da região do município. “Com a regularização das atividades permitidas dentro da UC, há também um estímulo às atividades econômicas nas comunidades no entorno”, afirma.

PLANO – Plano de Manejo é uma sistematização normativa de todas as atividades e limites de Unidades de Conservação. Ele funciona como uma espécie de manual do usuário.

O plano de ação do projeto conta com 6 programas: de manejo do meio ambiente, de proteção do meio ambiente, de visitação, de integração com o entorno, de operacionalização e programa de pesquisa. Estes, por sua vez, são divididos em outros 16 subprogramas, de maneira a nortear todas as atividades que ocorrem no Salto São João.

Na próxima terça-feira (6), o IAT apresentará o projeto do Plano à prefeitura de Prudentópolis.



Saiba mais sobre o trabalho da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo em:
www.facebook.com/desenvolvimentosustentaveleturismo/