Comitês de Bacias Hidrográficas do Baixo Iguaçu e Norte Pioneiro se reúnem nos próximos dias 15/05/2023 - 11:50

Dois Comitês de Bacias Hidrográficas do Paraná vinculados ao Instituto Água e Terra (IAT) voltam se reunir a partir desta semana. Na quinta-feira (18), às 14 horas, ocorre a 2° Reunião Extraordinária do Comitê da Bacia Hidrográfica dos Afluentes do Baixo Iguaçu. Já no dia 25, também uma quinta-feira, às 9h30, acontecerá a 23ª Reunião Ordinária do Comitê da Bacias do Rio Cinzas, Itararé, Paranapanema 1 e 2 – CBH Norte Pioneiro.

Os encontros terão transmissão ao vivo pelo canal do YouTube Comitês de Bacias Hidrográficas do Paraná. Para acompanhar, basta acessar Baixo Iguaçu e Norte Pioneiro.

A plenária do Baixo Iguaçu contempla as seguintes pautas: posse do novo representante do comitê; aprovação da minuta da ata da 6ª Reunião Ordinária; eleição do 2° vice-presidente do colegiado; apresentação com o tema: Diretrizes para Controle de Cheias e Plano Diretor; aprovação da logomarca do Comitê; além de espaço aberto para assuntos gerais.

Já a reunião do CBH Norte Pioneiro, a primeira em 2023, tem como objetivo apresentar a revisão do regimento interno do Comitê e a discussão para criação do grupo de trabalho para Unidade Especial de Gestão do Rio Cinzas.

Estado aplica R$ 3,6 milhões em multas por desmatamento nos Campos Gerais

COMITÊS – Os comitês são responsáveis pela gestão das políticas públicas referentes aos usos dos recursos hídricos, a fim de garantir água em quantidade e qualidade para a população, além de preservar seu entorno e a biodiversidade.

O IAT é o órgão executivo gestor do Sistema Estadual de Recursos Hídricos e desempenha o papel de agência de água dentro dos comitês, fornecendo apoio técnico e financeiro, além de atuar na secretaria executiva deles. Os grupos têm poder normativo, deliberativo e consultivo e é composto por representantes do poder público, usuários da água e sociedade civil.

GALERIA DE IMAGENS