Comitês de Bacias Hidrográficas se reúnem para discutir a gestão de rios do Paraná 05/04/2024 - 11:24

Os Comitês de Bacias Hidrográficas (CBH) dos Afluentes do Baixo Iguaçu e do Rio Jordão irão retomar as atividades nos próximos dias. Seguindo as reuniões de outros três CBHs realizadas nesta semana, os encontros têm o propósito de, entre outros itens, apresentar procedimentos que ajudarão na gestão das bacias no Paraná.

As reuniões estão previstas no plano de trabalho da Diretoria de Saneamento Ambiental e Recursos Hídricos do Instituto Água e Terra (IAT), órgão executivo gestor do Sistema Estadual de Recursos Hídricos, que desempenha o papel de agência de água dentro dos comitês com o apoio técnico e financeiro, além de atuar na secretaria-executiva.

Na terça-feira (09), às 9h30, ocorre a 8ª Reunião Ordinária do CBH Afluentes do Baixo Iguaçu. O encontro será virtual, com transmissão pelo YouTube. Na plenária serão discutidos os trabalhos da Câmara Técnica de Instrumentos de Gestão na confecção do termo de referência para a contratação do plano de bacias.

Já na sexta-feira (12), será a vez do CBH Rio Jordão, que terá a partir das 9 horas a 1ª Reunião Ordinária de 2024, de forma presencial. O evento será no auditório da Sanepar em Guarapuava, na região Central do Estado. O endereço é Rua Wilsom Luís Silvério Martins, nº 577.

Entre as pautas, destaque para a substituição de representantes, aprovação da ata da reunião anterior, apresentação da proposta de identidade visual/logomarca para o comitê e informes da Câmara Técnica de Instrumentos de Gestão.

GESTÃO DA ÁGUA – Os CBHs são órgãos colegiados com atribuições normativas, deliberativas e consultivas, vinculados ao Conselho Estadual de Recursos Hídricos – CERH/PR, e têm o objetivo de contribuir para a aplicação da Política Estadual de Recursos Hídricos na sua área de atuação a fim de garantir o controle social da gestão das águas, conforme estabelecido pela Lei Estadual nº 12.726/1999 e Decreto Estadual nº 9.130/2010.

Eles são constituídos por representantes do Poder Público, setores usuários e Sociedade Civil Organizada, os quais compartilham responsabilidades na gestão dos recursos hídricos.