Corregedoria da CGE visita órgãos e entidades estaduais para aprimorar processos 04/10/2022 - 10:28

São utilizadas metodologias e conceitos atuais em administração pública. Visitas aproximam os trabalhos das metodologias adotadas pela CGE para prevenção e combate a atitudes indevidas.

 

A Controladoria-Geral do Estado (CGE), por meio de suas coordenadorias, mantém o contato com órgãos e entidades da administração estadual na prevenção e combate a atitudes indevidas. Para isso, são feitas visitas de que aproximam os trabalhos das metodologias adotadas pela CGE.

Como parte deste trabalho, a Coordenadoria de Corregedoria visitou, na sexta-feira (30), o Instituto Água e Terra (IAT), dando continuidade ao cronograma de inspeções. Mais uma está prevista até o fim do ano.

As visitas de inspeção são atribuições da coordenadoria, conforme Regulamento da CGE, e têm por finalidade a orientação e o aprimoramento das atividades de correição nas unidades por meio de Procedimentos de Inspeção Correcional.

O controlador-geral do Estado, Raul Siqueira, destaca que a CGE busca fortalecer a parceria com órgãos e entidades. “Usamos as metodologias e conceitos atuais em administração pública. Por isso, estamos sempre ao lado dos gestores como parceiros na integridade e ética no tratamento dos recursos públicos”, afirmou.

Com o objetivo de verificação do desenvolvimento das atividades correcionais pela equipe da Corregedoria, são instaurados Procedimentos de Inspeção Correcional que duram em média 45 dias. Nesse período, são analisados documentos a fim de emitir, se necessário, recomendações de providências ou correção de inconformidades.

Durante a visita, o coordenador de Corregedoria da CGE, Marçal Albuquerque, afirmou que trata-se de uma oportunidade valiosa para se estabelecer contatos e trocar experiências e impressões. “Também permite aprimoramentos das atividades de ambas as instituições envolvidas, possibilitando à Coordenadoria de Corregedoria da CGE conferir a efetividade a sua função de órgão central do Sistema de Correição”, disse.

O chefe de gabinete do IAT, Adalberto Carlos Urbanetz, juntamente com a assessora jurídica Ana Paula Liberato, com o agente de Ouvidoria Ilton Ferreira Mendes Junior, e o residente técnico Julio Soares de Lima da Silva, recepcionou a equipe da CGE. Ele enumerou e descreveu em detalhes aspectos das atividades correcionais desenvolvidas na autarquia.

“A parceria com a CGE é importante. Buscamos sempre melhorar nossos procedimentos para fortalecer o órgão nas áreas de controle”, disse Urbanetz.

Também participaram da visita de inspeção as inspetoras designadas Débora Ferreira e Juliane Froggel Alves de Souza, assessoras da Corregedoria da CGE.


Acompanhe o trabalho da Sedest também pelo Facebook e Instagram :)

INSPEÇÃO

>> As visitas de inspeção são atribuições da Coordenadoria de Corregedoria, conforme Regulamento da CGE, e têm por finalidade a orientação e o aprimoramento das atividades de correição nas unidades por meio de Procedimentos de Inspeção Correcional.