Educação ambiental: IAT vai distribuir 8 mil mudas na 49ª Expo Umuarama 06/03/2024 - 15:38

A educação ambiental será o pilar das ações do Instituto Água e Terra (IAT) na 49ª edição da Expo Umuarama. O evento agrário, um dos mais importantes do Paraná, começa nesta quinta-feira (7) e vai até 17 de março, no Noroeste do Paraná. A programação do órgão ambiental prevê palestras, informações técnicas, brincadeiras educativas e a distribuição de 8 mil mudas de espécies frutíferas nativas durante os 11 dias de exposição.

“Serão muitas palestras ambientais, focadas em alguns de nossos programas, como o Rio Vivo, Paraná Mais Verde, CastraPet e o ICMS Ecológico. Esse calendário ambiental é importante por permitir, por exemplo, explicar à população o que se deve fazer para transformar uma área de preservação ambiental em Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN). Ou por fornecer as mudas adequadas para a restauração de uma área degradada”, explica o chefe do escritório regional do IAT em Umuarama, Luis Carlos Borges Cardoso.

De acordo com ele, entre as mudas que serão ofertadas estão espécies como a jabuticaba, araçá, cerejeira, pitanga, ingá e gabiroba. Haverá, também, a divulgação de informações sobre tutela responsável de animais domésticos, por meio da equipe do Castrapet, e sobre as Unidades de Conservação abertas à visitação do Paraná, dentro do programa Parques Paraná.

PROGRAMAÇÃO INFANTIL – A expectativa da organização da Expo Umuarama é que aproximadamente 2,5 mil crianças matriculadas nas escolas do município e região visitem a feira. Como forma de incentivar a conscientização ambiental, o IAT irá organizar jogos educativos, entre eles o jogo da memória e o dominó, ambos com imagens da fauna, flora e de ecossistemas que mostram a composição da biodiversidade paranaense.

Estão programadas ainda quatro palestras para abordar os seguintes temas: outorga da água; pesca como instrumento de sustentabilidade; prevenção de ataque de grandes felinos; Pagamento por Serviços Ambientais (PSA); e o ICMS Ecológico por biodiversidade.

EXPOSIÇÃO – A expectativa da organização da 49ª Expo Umuarama é atrair 300 mil visitantes e movimentar aproximadamente R$ 100 milhões em negociações entre os dias 7 a 17 de março. A feira acontece no Parque Internacional Dario Pimenta da Nóbrega e busca atrair diversos setores do agronegócio.

Confira a agenda de palestras do IAT na Expo Umuarama:

11/3, segunda-feira

8h30 – Oficina de outorga e recursos hídricos (auditório do evento)

19h – Pesca como instrumento de sustentabilidade (auditório do evento)

14/3, quinta-feira

14h – Pagamento por Serviços Ambientais (PSA) (estande do IAT)

15h – ICMS Ecológico por biodiversidade (auditório do evento)

16h – Prevenção para ataque e predação de grandes felinos (estande do IAT)