Estado libera licenças que vão agilizar a construção do parque urbano de Ibiporã 27/01/2023 - 11:59

O Governo do Paraná, por meio do Instituto Água e Terra (IAT), entregou nesta quinta-feira (26) para a Prefeitura de Ibiporã, na região Norte, duas outorgas para uso dos recursos hídricos do córrego Tucano. Esse é o primeiro passo para a emissão das licenças necessárias que vão transformar a área de 456 mil metros quadrados no Parque Urbano Vale do Tucano. A solenidade ocorreu na sede da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável (Sedest), em Curitiba.

Ao final do processo, com a emissão da outorga de direito, será possível a construção de duas barragens pelo município no local, intervenção no curso da água que dará origens aos dois lagos do parque. O projeto do complexo esportivo e de lazer também contará com o apoio do Estado. O investimento estimado é de R$ 15 milhões.

Maringá é o sétimo município a integrar modelo estadual de licenciamento descentralizado

“O município tinha como sonho melhorar a cidade por meio dessas barragens, desse parque. Essa é a licença que vai resultar nos lagos e depois no parque. É a união do respeito ambiental com a qualidade de vida”, afirmou o secretário do Desenvolvimento Sustentável, Valdemar Bernardo Jorge. “Esse projeto é um exemplo da diretriz pedida pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior para que todos os paranaenses vivam melhor”, acrescentou.

Diretor-presidente do IAT, Everton Souza explicou que o órgão ambiental recebe cerca de 30 mil solicitações de licenciamento ambiental por ano e outros 10 mil pedidos de outorga de recursos hídricos. Documentação que, destacou ele, é analisada de forma muito criteriosa por técnicos do IAT também com foco na segurança, especialmente depois dos episódios trágicos com as barragens de Mariana e Brumadinho, em Minas Gerais.

Árvore-símbolo do Paraná, Araucária é a muda mais procurada nos viveiros do Estado

“Nossa equipe técnica desenvolveu todo o trabalho para que a outorga pudesse ser emitida. É o pré-requisito para os demais licenciamentos. A segurança das barragens é uma preocupação que foi intensificada nesta gestão e permeou a confecção deste documento, garantindo que não ocorra nenhum problema futuro para a cidade”, destacou Souza.

Projeto premiado de reintrodução de abelhas na natureza, Poliniza Paraná completa um ano

José Maria Ferreira, o Zé Maria, prefeito de Ibiporã, lembrou que a construção do parque em uma região de fundo de vale, na saída da cidade para Sertanópolis, vai transformar o município, ampliando a qualidade de vida da população. “Vamos fazer um trabalho de recuperação de vegetação e de requalificação urbana. Algo precioso, de um córrego que na década de 1940, 1950, abasteceu com água nossa região e agora será transformado em um dos mais belos parques da nossa região”, ressaltou.