Governo distribui mudas de árvores nativas em encontro com prefeitos 17/11/2022 - 17:54

As mudas são do programa Paraná Mais Verde e estão sendo entregues pela Secretaria do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo. A SEDEST também apresenta ações de preservação ambiental. O foco do encontro deste ano, em Foz do Iguaçu, é a sustentabilidade.

Mudas de árvores nativas estão sendo distribuídas pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo (SEDEST) no encontro Governo 5.0, em Foz do Iguaçu. O evento, que reúne prefeitos e gestores municipais, termina nesta sexta-feira (18). A entrega de mudas integra o programa Paraná Mais Verde, um dos focos do Governo 5.0 deste ano, que debate a sustentabilidade.

Desde 2019, o Paraná Mais Verde já destinou cerca de 7 milhões de mudas de árvores nativas.

É um momento importante de integração entre o Governo do Paraná e os municípios com foco na sustentabilidade. Não se faz um Estado sustentável se não tivermos municípios sustentáveis”, afirmou o secretário da pasta, Everton Souza.

Além de receberem mudas no estande da SEDEST, os participantes do encontro também conhecem os serviços ofertados pela secretaria para a preservação ambiental nos municípios.

“Os maiores atendimentos no estande estão direcionados a dúvidas dos prefeitos e representantes dos municípios com projetos como o Parque Urbano, distribuição de tubos para obras de galerias pluviais, supressão vegetal, outorga de recursos hídricos, entre outros”, destacou o diretor-presidente do IAT, José Volnei Bisognin.

Outros assuntos bastante procurados pelos gestores municipais são a descentralização do licenciamento ambiental, políticas para resíduos sólidos, perfuração de poços artesianos em comunidades rurais, pagamento de ICMS Ecológico e também a participação no Projeto Rio Vivo.

GOVERNO 5.0 – O Governo 5.0 deste ano tem como tema “Desenvolve Paraná – Sustentabilidade a serviço da população”. O debate está alinhado aos dois principais programas da SEDEST: Paraná Mais Verde e Sinais da Natureza. O primeiro é desenvolvido em parceria com o Instituto Água e Terra (IAT) e o segundo com o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), ambos vinculados à secretaria.

Implantado no final de 2020, o Sinais da Natureza desenvolve projetos e ações para ajudar a frear as mudanças climáticas e está sendo ampliado para apoiar o planejamento ambiental do Estado para os próximos 10 anos.

Promovido pela Associação dos Municípios do Paraná (AMP) e pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Paraná (Sebrae/PR), com apoio do Governo do Estado, o Governo 5.0 reúne prefeitos dos 399 municípios, secretários estaduais e municipais e deputados. Ele acontece paralelamente à 27ª Conferência do Clima da Organização das Nações Unidas (COP27), no Egito, integrando o Paraná e seus municípios ao debate internacional sobre a sustentabilidade.

Acompanhe o trabalho da Sedest também pelo Facebook e Instagram :)

GOVERNO 5.0

>> O Governo 5.0 deste ano tem como tema “Desenvolve Paraná – Sustentabilidade a serviço da população”.

>> O debate está alinhado aos dois principais programas da SEDEST: Paraná Mais Verde e Sinais da Natureza.

>> Desde 2019, o Paraná Mais Verde já destinou cerca de 7 milhões de mudas de árvores nativas.

>> O Sinais da Natureza desenvolve projetos e ações para ajudar a frear as mudanças climáticas e está sendo ampliado para apoiar o planejamento ambiental do Estado para os próximos 10 anos.