IAT oferece capacitação como contrapartida social às obras de Matinhos 12/04/2023 - 14:49

Os benefícios para a população de Matinhos vão além da recuperação da orla da cidade. Paralelamente à modernização do trecho de 6,3 quilômetros entre o Morro do Boi e o Balneário Flórida, o Governo do Estado oferece à comunidade qualificação profissional, com foco social e no novo cenário econômico que deve se concretizar com o fim das obras, previsto para ocorrer em 2024, e o incremento do turismo na região. Essa é considerada a principal intervenção ambiental e urbanística da história do Litoral do Paraná, com investimento de R$ 314,9 milhões.

Dois cursos gratuitos estão com as inscrições abertas dentro do Programa de Capacitação Profissional desenvolvido pelo Instituto Água e Terra (IAT), órgão responsável pela obra, em parceria com Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac): Espanhol Básico I e Técnicas Básicas de Jardinagem e Tratamento de Piscinas.

Com legislação rígida e investimento, Paraná alcança nível mais alto da qualidade do ar

O curso de Espanhol Básico I será realizado de 17 de abril a 24 de junho, às terças e quintas-feiras, das 19h às 22h, para uma turma de até 30 alunos – é necessário ter a partir de 11 anos e estar cursando ao menos a 5ª série do Ensino Fundamental.

As aulas de Técnicas Básicas de Jardinagem e Tratamento de Piscinas também serão para turma de até 30 alunos com escolaridade mínima do 5º ano do Ensino Fundamental, mas com faixa etária a partir de 18 anos. O curso ocorrerá entre os dias 24 de abril e 10 de maio de 2023, às segundas, quartas e sextas-feiras, das 19h às 22h.

Não há custo para as matrículas, que precisam ser feitas presencialmente na sede do Senac em Matinhos (Rua Doutor José Pinto Rebelo Junior, nº 91, bairro Caiobá) até a data de início das aulas. Haverá lista de espera, caso todas as inscrições sejam preenchidas. As aulas também serão ministradas no Senac.

Novo parque urbano de Ventania vai revitalizar área degradada pela erosão

Outros cursos estão previstos para ocorrer entre julho de 2023 e outubro de 2024, de acordo com a programação do IAT. Alguns deles com foco mais técnico, oferecidos pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai). A previsão é de que 16 áreas de atuação profissional sejam contempladas, envolvendo serviços como marcenaria, obras civis, atendimento ao turista, informática, hotelaria, gastronomia, entre outros.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (41) 3452-8050.

GALERIA DE IMAGENS