IAT promove capacitação com técnicas atuais de investigação de áreas contaminadas 23/10/2025 - 10:47
O Instituto Água e Terra (IAT) promoveu, entre segunda (20) e quarta-feira (22), na sede da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), em Curitiba, o Workshop sobre Gerenciamento de Áreas Contaminadas (GAC). Coordenado pela Divisão de Atividades Potencialmente Poluidoras (DLP), o evento, voltado à capacitação técnica dos servidores do órgão ambiental, reuniu mais de 50 profissionais de diferentes escritórios regionais,além de representantes da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SMMA)da capital.
O workshop teve como objetivo aprimorar o conhecimento técnico e promover a troca de experiências entre os profissionais que atuam no licenciamento ambiental e na gestão de áreas com potencial de contaminação. A programação abordou temas como avaliação preliminar, investigação confirmatória, comportamento de contaminantes, intrusão de vapores e construção do modelo conceitual.
Conforme Nayara Menezes, geóloga do IAT e coordenadora da Câmara Técnica de Gerenciamento de Áreas Contaminadas, o evento representa um avanço importante na qualificação dos técnicos. “A investigação do ar do solo, por exemplo, é muito importanteporque diz respeito aos riscos relacionados à inalação de compostos voláteis e que são tóxicos para a saúde humana”, destacou.
Durante os três dias de programação, os participantes discutiram temas como avaliação do meio físico, controle de qualidade laboratorial, comportamento de contaminantes, ocorrência de Líquido Não Aquoso de Fase Leve (LNAPL), intrusão de vapores, amostragem de solo e água subterrânea, instalação de poços de monitoramento e interpretação de dados.
O tecnólogo em polímeros Rafael Sousa, representante dos laboratórios, ressaltou a importância do treinamento prático: “A ideia foi mostrar na prática como ocorrea amostragem do ar do solo, desde a instalação correta dos poços até a coleta adequada das amostras. Quando seguimos rigorosamente os critérios técnicos,garantimos resultados mais representativos e confiáveis”,explicou.
A iniciativa foi realizada com o apoio da Vapor Solution e da Eco Consulting e de laboratórios especializados, que apresentaram técnicas modernas e atualizadas sobre investigação de vapor. “Como é uma temática relativamente recente e em constante atualização, é fundamental investir em capacitações como esta”,complementou Nayara.
Segundo a geóloga, a recepção dos servidores foi positiva. “É uma oportunidade muito boa de aperfeiçoar uma parte relevante do trabalho. Consequentemente, isso se reflete em uma melhora muito clara na qualidade do serviço de cada um dentro dos seus escritórios regionais”, destacou.


















