IAT promove mutirão para coleta de resíduos sólidos em manguezais do Litoral do Estado 08/06/2022 - 08:20

Até sexta-feira (7), funcionários do IAT e voluntários recolhem material em sete localidades no Litoral. Atividade faz parte das ações da Semana do Meio Ambiente e tem entre os objetivos conscientizar a população.

O Litoral do Estado está com uma série de atividades em alusão ao Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado no último domingo (05). Até sexta-feira (10), o Escritório Regional do Instituto Água e Terra (IAT) na região, em ação conjunta com a Prefeitura de Paranaguá e a Paranaguá Saneamento, faz a coleta de resíduos sólidos em sete localidades de mangue. O objetivo é orientar sobre a importância de descartar corretamente o lixo.

Os manguezais promovem a manutenção da vida terrestre e marinha, além de abrigo à fauna que utiliza este ambiente para reprodução, desenvolvimento, alimentação e refúgio. Suas principais funções ecológicas são: evitar ação erosiva das marés, filtração de poluentes, refúgio para espécies marinhas e estuarinas.

"Um dos ecossistemas mais importantes do planeta são os manguezais, no entanto o seu potencial é afetado pelas atividades humanas intensas e pela expansão urbana", disse Altamir Hacke, chefe regional do IAT no Litoral.

O mutirão já passou nesta semana pela Ilha da Cotinga, Ilha das Cobras e a Ilha das Bananas. Nesta quarta-feira (08) está prevista a ação na Ilha do Mel a partir das 8h30. Na quinta-feira (09), a expectativa é atender as comunidades do Rio Itiberê, Rio Boguaçu e a região do Rocio.

A programação dos mutirões é organizada pelo IAT, em conjunto com a prefeitura de Paranaguá e o Batalhão de Polícia Ambiental – Força Verde. Também participam das limpezas integrantes do Corpo de Bombeiros e de empresas localizadas na cidades, além da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (APPA).

As atividades dependem de condições climáticas favoráveis. No sábado (11), o IAT prestigia a 15ª Feira de Estandes com oficinas de robótica, teatro e outras atrações, organizada pela Prefeitura de Paranaguá no Ginásio Arena Salmom.

OUTRAS AÇÕES – Além da coleta de resíduos sólidos, o IAT também promoveu, durante a semana passada, uma campanha de recolhimento de lixo eletrônico em 19 Escritórios Regionais do Estado.

Nesta semana, empresas parcerias passarão recolhendo os materiais para destinação final adequada. Também em alusão à Semana do Meio Ambiente, foram inaugurados os espaços com colmeias do Poliniza Paraná nos municípios de São João, além de Campo Mourão e Maringá.

Acompanhe o trabalho da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo também no Facebook e Instagram :)

DATAS

➡️ Dia 08/06, às 8h30: mutirão de limpeza na Ilha do Mel.

➡️ Dia 09/06, às 9h: mutirão de limpeza do Rio Itiberê, Rio Boguaçu e a região do Rocio.