Moradores de Cianorte vão ganhar novo espaço de preservação 28/10/2022 - 15:29

Espaço ocupará uma área de mais de 15 hectares e contará com inúmeras áreas de prática de atividades ao ar libre e lazer para a população. Investimento do Governo do Paraná é de R$ 4,4 milhões.

As obras do Parque Urbano de Cianorte, no Noroeste, o Parque Manduhy, estão na fase inicial. A previsão é que até 2025 os moradores da cidade possam usufruir do novo espaço, com investimentos de R$ 4,4 milhões do Governo do Estado, por meio do projeto Parques Urbanos, desenvolvido pelo Instituto Água e Terra (IAT), vinculado à Secretaria do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo (Sedest).

O projeto visa recuperar as áreas degradadas em Fundo de Vale na região central da cidade e promover o reflorestamento do local, além de oferecer um espaço público destinado ao lazer da população. A construção dos Parques Urbanos é feita em parceria com as prefeituras, que apresentam ao Estado os projetos executivos da obra e sua necessidade.

“Em todo o Paraná, esses projetos transformaram espaços destinados a acumular resíduos e promover a degradação da cidade, através da erosão. Os projetos exigem, antes da construção de um parque, a recuperação dessas áreas, evitando o processo erosivo e recuperando com árvores nativas”, destaca o secretário do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo, Everton Souza.

O Parque Urbano de Cianorte integra um grande projeto de recuperação de áreas degradadas do Governo do Estado, que já viabilizou a execução de 63 unidades no Paraná, com investimentos de mais de R$ 72 milhões desde 2019. Atualmente, 54 estão em fase de execução ou licitação e nove já foram inaugurados (Araruna, Maringá, Guaíra, São João, Campo Mourão, Jardim Olinda, Santa Isabel do Ivaí, Brasilândia do Sul e Maria Helena).

Em Cianorte, o Parque Manduhy fica na interseção da Rua Guilherme Bersani com a Rua Guarani. As obras irão ajudar a minimizar os impactos das cheias do Córrego Manduhy e promover o reflorestamento no entorno. Está previsto o plantio de mais mudas de árvores nativas de 13 espécies diferentes na área destinada à preservação ambiental.

NOVO ESPAÇO - Além das obras voltadas à recuperação ecológica, o espaço terá pista de caminhada, ciclovia, quadras de esportes, deck de madeira com mirante, academia da terceira idade, playground infantil, entre outras opções de esporte e lazer. O parque terá, ainda, campanha para a destinação adequada dos resíduos sólidos, através da instalação de 80 lixeiras simples e sete jogos de lixeiras seletivas.

A expectativa é que o empreendimento receba 48 mil visitantes ao ano. Segundo o prefeito Marco Antonio Franzato, é a primeira vez que a cidade ganha um espaço público como esse. “O Parque vai ser um divisor de águas para Cianorte, com áreas de lazer, práticas esportivas, preservação ambiental com plantio de árvores nativas e mais de 11 mil metros quadrados de gramas”, disse.

De acordo com o projeto apresentado pela prefeitura, serão plantadas mudas de ipê-amarelo, quaresmeira, paineira-rosa, pitanga, pata-de-vaca e guabiroba, além de flores para o jardim do Poliniza Paraná, outro projeto da Sedest que prevê a instalação de colmeias nos Parques Urbanos para a criação de abelhas nativas sem ferrão, espécies fundamentais para a conservação da biodiversidade.

Acompanhe o trabalho da Sedest também pelo Facebook e Instagram :)

PARQUES URBANOS

Lançado em 2019, o projeto recebeu investimentos de R$ 72 milhões e chegará a 63 municípios.

>> 9 Parques já foram inaugurados (Araruna, Maringá, Guaíra, São João, Campo Mourão, Jardim Olinda e Santa Isabel do Ivaí);

>> 54 Parques estão em fase de execução ou licitação;

>> Mais 100 municípios estão elaborando projetos.