Sedest entrega Selo Clima Paraná Cidades para o município de Maringá 14/05/2025 - 09:39

O secretário de Estado do Desenvolvimento Sustentável, Rafael Greca, entregou nesta terça-feira (13) a premiação Selo Cima Paraná Cidades referente a 2024 para o município de Maringá. A cerimônia ocorreu no auditório da Sociedade Rural de Maringá, no Noroeste do Paraná, dentro da programação da ExpoIngá. No mesmo evento, Greca ministrou uma Aula Magna sobre os desafios da sustentabilidade no Estado.
Essa é a primeira vez que Maringá recebe o Selo Clima Paraná Cidades, categoria criada no ano passado pelo Governo do Estado. Anteriormente, a cidade venceu, consecutivamente, entre 2021 e 2023, a premiação na área “modelo de gestão pública na área de sustentabilidade”, na Categoria A – Mercado Interno. Em todas as ocasiões o município recebeu a pontuação máxima. A iniciativa reconhece ações desenvolvidas por municípios, empresas e instituições na adoção de medidas para redução da emissão de carbono e combate às mudanças climáticas.
“É o reconhecimento pelo bom trabalho ambiental e sustentável feito por Maringá, uma das principais cidades do País em qualidade de vida”, disse o secretário. “A entrega deste selo significa dizer que Maringá é uma cidade que respeita e ama o clima. Esse respeito ao clima faz de Maringá essa cidade tão importante”, acrescentou.
O prefeito Silvio Barros ressaltou o trabalho desenvolvido por Greca em prol da sustentabilidade e que se tornou referência nacional. “Vamos fazer o nosso trabalho em Maringá para mitigação dos impactos climáticos. Daqui para frente, os prédios públicos de Maringá deverão ter no edital do projeto e da execução da obra a exigência de serem carbono neutro. Também vamos implantar o projeto para transformar nosso lixo em insumo para indústrias, reduzindo a emissão de gases de efeito estufa para atmosfera”, afirmou.
PREMIAÇÃO 2024 – A 10ª edição do Selo Clima Paraná, referente a 2024, ocorreu no dia 4 de dezembro no auditório da Federação das Indústrias do Paraná (Fiep). Foram 185 condecorações, entre 167 empresas privadas, cinco órgãos públicos e, pela primeira vez, 13 municípios – 39% a mais do que em 2023 (132 inscritos).
A iniciativa busca reconhecer as organizações que decidem, voluntariamente, medir e reduzir a sua pegada de carbono, além de implementar ações de ESG, que reúne as políticas de meio-ambiente, responsabilidade social e governança, para combater as mudanças climáticas.
Além de Maringá, outros municípios premiados foram: Agudos do Sul, Araucária, Quatro Barras, Assis Chateaubriand, Santa Terezinha do Itaipu, Serranópolis do Iguaçu, Cianorte, Janiópolis, Mandaguari, Paranaguá, e Santo Antônio da Platina.
EDIÇÃO 2025 – O Governo do Estado, por meio da Secretaria do Desenvolvimento Sustentável (Sedest), abriu em abril as inscrições para a 11ª edição do Selo Clima Paraná. O prazo para o preenchimento dos formulários termina no dia 30 de julho. A cerimônia de premiação ocorrerá em dezembro – a data ainda será definida.
Os interessados podem se inscrever no site da Sedest, na página do Selo Clima. A participação é voluntária, gratuita e inclui organizações privadas ou públicas que tenham interesse em ter suas ações de sustentabilidade verificadas e reconhecidas. As entidades privadas participantes devem escolher para concorrência entre duas modalidades: Mercado Interno e Mercado Externo.
Ao final, os participantes serão categorizados conforme a pontuação obtida por meio das boas práticas submetidas para avaliação, conforme previsto no Termo de Referência. Os selecionados passam a contar com um certificado fornecido pela Comissão de Certificação do Selo Clima Paraná, com validade de 12 meses.
O prêmio também conta com a modalidade Selo Clima Paraná-Cidades. As inscrições serão feitas por meio do preenchimento de questionários dedicados à certificação. Esse material busca identificar ações, projetos e programas praticados nos municípios considerando quatro eixos: gestão pública, saúde, meio ambiente e gestão de resíduos sólidos.
Os questionários são encaminhados às prefeituras conforme solicitação para adesão por meio do e-mail seloclimaparana@sedest.pr.gov.br.
DÚVIDAS – Em caso de dúvidas, é preciso entrar em contato pelos telefones (41) 2117-1423 e (41) 2117-1429.
Após a conclusão do processo de análise técnica, as prefeituras participantes poderão receber o certificado de participação na Edição do Selo Clima Paraná-Cidades, fornecido pela Comissão de Certificação do Selo Clima Paraná, com validade de 12 meses.
PRÊMIO – Lançado em 2015, o Selo já foi entregue para 495 organizações. Entre as ações levadas em consideração para o recebimento da certificação estão, por exemplo, a utilização de fontes renováveis de energia e medidas compensatórias para a redução de gases de efeito estufa; no eixo social, a implementação de programas de bolsa de estudos; e para o eixo de governança, implantação de programas internos para o desenvolvimento de novas tecnologias e de compliance.