Serra da Baitaca será fechada para celebração da Missa da Paz 27/04/2023 - 15:59

O Instituto Água e Terra (IAT) vai fechar para visitação o Parque Estadual Serra da Baitaca, em Quatro Barras, na Região Metropolitana de Curitiba, a partir das 18 horas de domingo (30). O local será reaberto ao público às 15 horas de segunda-feira (1º), após a tradicional Missa da Paz no Dia do Trabalhador, celebrada no Morro do Samambaia.

O ato religioso ocorre há 73 anos na Unidade de Conservação (UC) e é organizado pela Paróquia São Sebastião. De acordo com o IAT, o fechamento do parque é para facilitar o fluxo de pessoas e não gerar impactos negativos ao meio ambiente. Com isso, será permitida apenas a entrada de religiosos, limitada a 430 pessoas.

Com emissão da licença prévia, Ponte de Guaratuba avança e entra na fase de projeto

A missa é acompanhada de uma caminhada de seis quilômetros pelo interior do parque estadual, com os fiéis em canto, liturgia e oração pela paz.

A tradição religiosa começou em 1950. Na época, dezenas de famílias que moravam região subiam em grupos o Morro Anhangava para rezar o terço e orar pela manutenção da paz, resquício da Segunda Guerra Mundial (1935-1945). Rito que é mantido até hoje pelos moradores de Quatro Barras. Neste ano, a celebração será comandada padre Carlos Santos da Silva, da Paróquia São Sebastião.

Sustentabilidade: Paraná organiza encontro inédito sobre preservação ambiental e turismo

PARQUE – O Parque Estadual Serra da Baitaca é considerado uma Unidade de Conservação (UC), estabelecida por meio do Decreto Estadual n°5.765 de 05 de junho de 2002. O Plano de Manejo do complexo ambiental, que permite entre outras ações a celebração da missa, foi concluído em 2017 e aprovado por Ato Legal através da Portaria n°124, de 06 de julho de 2017.

GALERIA DE IMAGENS