Projeto Passarinhar Paraná

O Passarinhar Paraná é um projeto do Instituto Água e Terra, cujo objetivo é promover eventos de observação de aves que irão ocorrer em Unidades de Conservação abertas à visitação, determinadas previamente, conforme cronograma pré-estabelecido.

Além da observação, o projeto prevê a produção de material educativo e informativos sobre a avifauna paranaense. A proposta é fomentar a visitação pública com fins educativos, apoiar pesquisas científicas, incentivar o turismo ecológico, e desenvolver a ciência-cidadã, como estratégia de proteção e conservação das espécies de aves encontradas no Estado do Paraná, valorizando o turismo nas Unidades de Conservação.

O Passarinhar Paraná está vinculado ao Parques Paraná, programa da Secretaria do Desenvolvimento Sustentável (Sedest), executado pelo Instituto Água e Terra (IAT), que visa o fomento do uso público e turismo nas Unidades de Conservação (UCs) do Estado, com foco no desenvolvimento socioeconômico e ecoturismo consciente.

O IAT administra, atualmente, 72 Unidades de Conservação, divididas em 53 unidades de proteção integral e 18 de uso sustentável, totalizando uma área de 1.227.037,08 hectares de áreas conservadas. Destas, 28 unidades de proteção integral são abertas à visitação pública, sendo consideradas integrantes do Programa Parques Paraná.

A observação de aves ou birdwatching é uma modalidade de turismo recente no Brasil, que estimula e instiga as pessoas que gostam de observar aves, e o Paraná possui uma avifauna extremamente diversa. Segundo o Comitê Brasileiro de Registros Ornitológicos, já foram registradas 1.971 espécies de aves no Brasil, e destas, 766 espécies ocorrem no Paraná e 16,45% equivalem a espécies de aves ameaçadas de extinção.

O Passarinhar Paraná é reconhecido pela Portaria IAT n. 244/2023 de 17 de maio de 2023, a qual dispõe sobre as diretrizes e procedimentos para implementação do projeto nas unidades de conservação estaduais vinculadas ao Programa Parques Paraná

Material para a observação de aves em UCs estaduais

O Instituto Água e Terra, autarquia ambiental, elaborou o Ebook e o Checklist “Unidades de Conservação estaduais e aves para observar no Paraná” que contém algumas espécies da avifauna paranaense, com objetivo de estimular que os praticantes de observação de aves e a população venham a conhecer e se surpreender com as maravilhas presentes nas áreas protegidas do nosso Estado.

10 dicas para observar aves:

  1. Use roupas confortáveis e com cores discretas ou neutras, para não assustar e espantar as aves;
  2. Use repelente e protetor solar;
  3. Use sapato fechado e se possível, perneiras, para manter sua segurança durante as atividades realizadas em trilhas;
  4. Caminhe sem fazer muito barulho, pois o barulho pode assustar e espantar as aves;
  5. Registre seus avistamentos com fotos, gravações de áudios e/ou anotações;
  6. Compartilhe seus registros em plataformas específicas para isto, é uma maneira de contribuir com a ciência e fazer novos contatos;
  7. Mantenha uma distância segura das aves para não assustar e gerar estresse;
  8. Evite se aproximar dos ninhos;
  9. Evite utilizar flash e luzes próximo a ninhos;
  10. Fique sempre atento aos cantos e sons das aves.

Fique pronto para avistar belas aves do Paraná e se torne um bicho do Paraná, colecionando registros da avifauna paranaense