Governo entrega 193 casas populares em Terra Boa 08/08/2019 - 17:20

"O momento mais importante de uma família é ter a casa própria", afirmou o secretário do Desenvolvimento Sustentável e Turismo, Márcio Nunes, ao representar o governador Carlos Massa Ratinho Junior na cerimônia de entrega de 193 casas populares dos Conjuntos Residenciais Sena 1 e Sena 2, em Terra Boa, no Noroeste do Estado.

O secretário de Estado do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo, Márcio Nunes, representou hoje (08) o governador Carlos Massa Ratinho Junior na cerimônia de entrega de 193 casas populares dos Conjuntos Residenciais Sena 1 e Sena 2, em Terra Boa, no Noroeste do Estado.

"O momento mais importante de uma família é ter a casa própria", diz o secretário.

A obra foi executada pelo Programa Minha Casa Minha Vida, através de uma parceria entre a prefeitura, a Caixa Econômica Federal e a Construtora Japurá. O investimento total ultrapassa R$ 16 milhões e cada unidade habitacional está avaliada em R$ 92 mil.

Seguindo os critérios da Caixa Econômica Federal, foram contemplados os trabalhadores com renda salarial de até três salários mínimos.

O secretário destacou, ainda, que o conjunto habitacional foi construído dentro dos critérios de sustentabilidade. "Este empreendimento mostra a marca da sustentabilidade e o desenvolvimento sustentável hoje é a marca mundial", disse.

O secretário ressaltou o trabalho do Governo do Estado em ações na área habitacional, para dar moradia digna às famílias e contribuir com os municípios.

No Paraná, desde o início de 2019, a Companhia de Habitação do Paraná (Cohapar) revisou e renegociou contratos de prestação de serviços, reduziu gastos com cargos comissionados e funções gratificadas. Medidas diminuem gastos administrativos e aumentam os investimentos para benefício direto da população.

A economia propiciada, somada a novos recursos do Governo do Estado, permitiu à Cohapar focar em novas ações próprias.

Hoje, 1.366 imóveis financiados pela Cohapar estão em construção ou em processo de contratação. A Cohapar também está coordenando a construção de condomínios da terceira idade, uma das prioridades da gestão estadual.

Para a faixa mais carente da população, a Cohapar e a Secretaria da Justiça, Família e Trabalho têm trabalhado de forma integrada para viabilizar a construção de moradias totalmente subsidiadas por meio do programa Família Paranaense.

Até o momento, R$ 70 milhões já foram investidos para a construção de 1.207 casas, sendo que metade delas está em obras junto com melhorias de infraestrutura, urbanização e recuperação ambiental.

Está em fase de conclusão a atualização do Plano Estadual de Habitação de Interesse Social (PEHIS) pela Cohapar. Os estudos e levantamentos, feitos em parceria com as prefeituras, servirá de diagnóstico para a gestão definir prioridades de investimentos ao longo dos próximos anos.

DEMANDA - Com mais este projeto concluído, a Prefeitura de Terra Boa chegou ao número de 800 moradias populares entregues nos últimos seis anos. De acordo com prefeito Valter Peres, parte dos problemas de moradia dos terraboenses foi resolvida com os dois residenciais entregues.

O prefeito de Terra Boa, Valter Peres, também destacou a parceria com a Cohapar na construção de moradias.

"Entregamos mais de 100 moradias via Cohapar e outras moradias estão sendo estudadas", afirmou.

Ronaldo Bianchini e a esposa Luciana Bianchini vão morar na casa nova com a filha de 5 anos que possui necessidades especiais.

"É um sonho ter um ambiente tão gostoso, principalmente pela nossa filha. Ela tem a cadeirinha dela, mas muitas vezes preciso erguer e ver essas casas com acessibilidade nos dá um orgulho", disse Luciana ao lembrar que as casas foram construídas com as entradas rebaixadas.

"Vamos ver se fazemos um muro em volta e devagar construindo mais, para aumentar a casa", disse Ronaldo.

Os novos conjuntos contam com infraestrutura completa e as unidades já passaram por vistoria e avaliação final.

REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA – Paralelamente à construção de moradias, a Cohapar tem reforçado as ações de documentação de imóveis irregulares. Os projetos se dividem em duas modalidades: a primeira consiste na contratação de empresas especializadas para regularização de lotes e entrega de títulos de propriedade a famílias residentes há décadas em imóveis sem registro. A segunda é voltada especificamente a quem já é mutuário da empresa, com a oferta do serviço de escrituração das casas com custos reduzidos e condições facilitadas.

Ao todo, 44.930 imóveis estão em processo de regularização em ambas as modalidades, com investimentos de quase R$ 30 milhões do Governo do Estado para resolver este passivo.

PRESENÇAS - Também participaram da solenidade o deputado Federal, Luciano Ducci, a secretária municipal de assistência social, Sueli Matias Peres, o vice-prefeito de Terra Boa, José Maria Leão Coelho, e o presidente da Câmara de vereadores de Terra Boa, Wilson Esposto.

Saiba mais sobre o trabalho da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo em: