Governo libera licença de ampliação para indústria de biodiesel 17/05/2019 - 15:20

O investimento na ampliação da BSBIOS Energia Renovável, situada em Marialva, será de R$ 200 milhões. Durante a interiorização do governo também foram entregues tubos de concreto, liberado perfuração de poços e projeto de regularização fundiária.

Durante a interiorização do governo, em Maringá, nessa sexta-feira (17), o secretário do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo, Márcio Nunes, o diretor-presidente do Instituto Ambiental do Paraná (IAP), Everton Luiz da Costa Souza, juntamente com o governador, Carlos Massa Ratinho Junior, entregaram a Licença de Instalação e Ampliação para a BSBIOS Energia Renovável, empresa que busca o desenvolvimento sustentável através da agroenergia. O investimento na ampliação da indústria de biodiesel, situada em Marialva, será de R$ 200 milhões.

A BSBIOS produz biodiesel através de óleo vegetal, extraído da soja e de gorduras animais, e já recebeu a Certificação Internacional de Sustentabilidade - ISCC (International Sustainability and Carbon Certification). A empresa também foi uma das primeiras produtoras de biodiesel do país a receber o Selo Combustível Social, por promover a inclusão social, através de uma parceria bem-sucedida com a agricultura familiar.

“Além de contribuir para o desenvolvimento regional, proporcionando emprego e renda, a empresa é exemplo em sustentabilidade”, afirmou Nunes.

TUBOS – Foram entregues cerca de 4 mil tubos de concreto para os municípios de Alto Paraíso, Amaporã, Corumbataí do Sul, Florida, Indianópolis, Itambaracá. A iniciativa faz parte do Programa de Combate a Erosão Urbana (Proceu).

Também foram liberados recursos para aquisição de equipamentos, limpeza de lagoa, obras de melhorias no saneamento dos municípios no valor de mais de R$ 1 milhão de reais para Rancho Alegre D’Oeste, Lobato, Loanda e Ângulo.

Além disso, o secretário autorizou a perfuração de mais de 20 poços para os municípios de Engenheiro Beltrão, Esperança Nova, Mamborê, Corumbatai do Sul, Ângulo, Chopinzinho, Formosa do Oeste, Iguaraçu, Iporã, Jaguariaíva e Luiziana.

“Não há nada mais importante do que atender as pessoas que não tem água para beber”, destacou o secretário.

REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA - Durante a reunião com os prefeitos da Associação dos Municípios do Setentrião Paranaense (Amusep), Márcio Nunes anunciou que o Instituto de Terras, Cartografia e Geologia do Paraná (ITCG) - futuro Instituto Água e Terra (IAT) - fará a regularização fundiária de imóveis de famílias que vivem em propriedades sem documentação, nas cidades de Nova Cantu, Rio Branco do Ivaí e Wenceslau Braz.

Saiba mais sobre o trabalho da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável e Turismo em:

Normal 0 21 false false false PT-BR X-NONE X-NONE