IAT distribui mudas de árvores nativas em troca de alimentos em Itambaracá 03/09/2021 - 17:40

Nesta semana, a ação aconteceu no município, com a participação do secretário Márcio Nunes, e continua até o dia 10 em Barbosa Ferraz. Desde julho, mais de 27 toneladas de alimentos foram arrecadadas e mais de 35 mil mudas distribuídas.

O secretário estadual do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo, Márcio Nunes, participou nesta quinta-feira (02) de mais uma ação solidária do Instituto Água e Terra (IAT) dentro do Programa Paraná Mais Verde, no município de Itambaracá, no Norte do Estado.

No município, com a distribuição de 700 mudas de árvores nativas frutíferas, foram arrecadados 300 quilos de alimentos e 170 quilos de ração. O objetivo da ação é ajudar famílias em situação de vulnerabilidade social, principalmente as que tiveram sua renda impactada durante a pandemia do Covid-19.

“É uma ação que agrega a ajuda a famílias que precisam de alimentos, mas que também promove a educação ambiental, porque ajuda na conscientização das pessoas quanto ao plantio de árvores nativas”, afirma o secretário.

De acordo com o chefe regional do IAT em Cornélio Procópio, João Carlos Ferreira, os donativos arrecadados em Itambaracá serão distribuídos com apoio da prefeitura municipal.

“Os 300 quilos de alimentos foram destinados para a ação social da prefeitura que entregará as cestas às famílias. O município também vai entregar as rações para entidades que cuidam de animais em necessidades de atendimento emergencial”, disse.

Desde julho deste ano, já foram distribuídas mais de 35 mil mudas em 16 municípios do Estado, com a arrecadação de mais de 27 toneladas de alimentos, 2,5 toneladas de ração, além de 4853 peças de roupas e 155 cobertores, lençóis e calçados.

EM ANDAMENTO – No município de Barbosa Ferraz, é possível participar com a doação de alimentos até o dia 10 deste mês. Ao doar um quilo de alimento, o participante leva para casa uma muda de árvore nativa frutífera.

As doações podem ser entregues nas igrejas da cidade, nos horários das missas; nos comércios, das 8h às 18h; e nas escolas e colégios, das 13h às 17h.

PARANÁ MAIS VERDE – A distribuição gratuita de mudas de árvores nativas no Estado ocorre dentro do Programa Paraná Mais Verde.

Em todo o Estado e por diversas finalidades já foram distribuídas 3,8 milhões de mudas nativas. As mudas são produzidas em 19 viveiros florestais mantidos pelo IAT. Além disso, o Instituto possui dois laboratórios de sementes de árvores nativas.

Saiba mais sobre o trabalho da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo em:
www.facebook.com/desenvolvimentosustentaveleturismo/