IAT irá definir novos membros do Comitê das Bacias do Alto Iguaçu e Afluentes do Alto Ribeira 24/05/2021 - 12:00

38 cadeiras serão preenchidas por representantes do poder público, usuários de água e organizações da sociedade civil da Bacia em questão. A substituição ocorre a cada quatro anos.

 

O Instituto Água e Terra (IAT), por meio da Gerência de Bacias Hidrográficas, está promovendo reuniões setoriais para renovação da composição dos Comitês de Bacias Hidrográficas instalados no Estado. Nessa semana (25 e 26), serão definidos novos membros para a composição do Comitê das Bacias do Alto Iguaçu e Afluentes do Alto Ribeira (Coaliar), para o mandato 2021-2025.

Os Comitês de Bacias Hidrográficas são organismos colegiados com atribuições normativas, consultivas e deliberativas no âmbito da bacia hidrográfica de sua jurisdição, e fazem parte do Sistema Estadual de Gerenciamento de Recursos Hídricos. Os integrantes são substituídos a cada quatro anos.

COMPOSIÇÃO - Os Comitês de Bacias são formados por membros do poder público, usuários de água e organizações da sociedade civil. No Comitê das Bacias do Alto Iguaçu e Afluentes do Alto Ribeira são 38 cadeiras a serem preenchidas – 12 para o segmento poder público; 14 para usuários; e 12 para a sociedade civil.

O Coaliar está localizado na Região Metropolitana de Curitiba e abrange total ou parcialmente 20 municípios, perfazendo uma área de 5.878 quilômetros quadrados.

“As reuniões serão abertas para os representantes das instituições atuantes na Bacia, de acordo com o segmento em que se encaixam. Os participantes da reunião discutirão e definirão quais entidades irão representar cada segmento”, explica Danielle Tortato, gerente de Bacias Hidrográficas do Instituto Água e Terra.

REUNIÕES - No caso do setor público, são convidadas as prefeituras dos municípios que se encontram dentro da área de abrangência do Comitê. Para a reunião do segmento das organizações da sociedade civil estão convidadas as entidades de ensino e pesquisa, organizações técnico-profissionais, Organizações Não Governamentais e colegiados.

Quanto ao segmento dos usuários, as cadeiras destinadas aos setores de abastecimento, hidreletricidade, indústria e agropecuária são ocupadas por meio de indicações feitas pelas associações que representam os respectivos setores.

JÁ DEFINIDOS – Já tiveram seus membros renovados o Comitê da Bacia do Paraná 3 (33 membros) e Bacia do Rio Jordão (23 membros).

SERVIÇO: Nova composição do Comitê das Bacias do Alto Iguaçu e Afluentes do Alto Ribeira.

Poder Público

Data: 25 de maio.

Horário: 14h.

Organizações da sociedade civil

Data: 26 de maio.

Horário: 9h.

Para mais informações e/ou manifestação de interesse em participar basta entrar em contato pelo telefone (41) 3213-4752 ou pelo e-mail coaliar@iat.pr.gov.br. O link da reunião online será enviado para cada interessado.

 

Saiba mais sobre o trabalho da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo em:
www.facebook.com/desenvolvimentosustentaveleturismo/