Cursos online esclarecem dúvidas sobre licenças ambientais 20/08/2020 - 11:00

O Instituto Água e Terra e a Escola de Gestão do Paraná firmam parceria para atender o público que tem dificuldade sobre a navegação nos sistemas do órgão para a emissão das licenças ambientais e das outorgas de recursos hídricos.

 

Uma parceria firmada entre o Instituto Água e Terra (IAT) e a Secretaria da Administração e da Previdência, por meio da Escola de Gestão do Paraná, vai ofertar cursos de capacitação na modalidade a distância a partir desta quinta-feira (20). Os primeiros cursos disponíveis são nas áreas de Gestão de Recursos Hídricos e Gestão Ambiental.

O IAT, vinculado à Secretaria Estadual do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo, identificou um grande número de dúvidas dos cidadãos sobre a navegação nos sistemas do órgão para a emissão das licenças ambientais e das outorgas de recursos hídricos.

Antes, essas informações eram repassadas via reuniões online com limite de 100 pessoas. Agora, não têm limite de participantes e passam a ser oficiais pela Escola de Gestão do Paraná. A participação é gratuita.

“Nosso serviço de atendimento ao usuário identificou que a maior dúvida da população é como navegar nos sistemas e essa parceria vem para ajudar”, afirmou a chefe do Núcleo da Inteligência Geográfica e da Informação do IAT, Jaqueline Dorneles de Souza.

Nos cursos, o cidadão aprende a acessar os sistemas, fazer o cadastro, quais requisitos são necessários para solicitar uma licença ao órgão, entre outros temas. A Escola de Gestão do Paraná oferece apoio com pedagogos e a metodologia das aulas.

O IAT já trabalha para aumentar a quantidade de cursos ofertados na plataforma oficial de cursos do Governo do Paraná. “A ideia é publicar uma variedade de cursos para os públicos interno e externo. Um outro projeto prevê a criação de capacitações de conceitos para municípios, como o que é outorga e para que serve, por exemplo”, destacou Jaqueline. 

O diretor-presidente do IAT, Everton Souza, explica que essa parceria vem ao encontro da política do órgão de passar por constantes evoluções para oferecer o melhor atendimento aos cidadãos.

“É fundamental para levar a mensagem à sociedade paranaense, em especial aos empreendedores do Estado, de como eles devem proceder para acessar os sistemas e tirar o maior proveito possível, com agilidade e segurança, nos processos de outorga e licenciamento. Essas ferramentas são essenciais para o desenvolvimento do Estado do Paraná”, disse.

ESCOLA DE GESTÃO - A Escola de Gestão do Paraná é uma unidade da Secretaria de Estado da Administração e da Previdência, responsável pelo desenvolvimento de competências essenciais de gestão pública, alinhada à agenda estratégica de Estado e Governo, visando serviços de qualidade e resultados sociais.

Voltada à educação estratégica dos quadros públicos do Estado e dos municípios paranaenses, congrega, integra e articula as ações dos centros de formação e desenvolvimento, órgãos e entidades da administração pública do Poder Executivo estadual.

Devido à pandemia do coronavírus, a Escola de Gestão do Paraná se adaptou para ofertar cursos na modalidade on-line. “Para criar a capacitação EAD dos dois cursos do IAT, contamos com o conhecimento e as informações da equipe técnica do órgão”, afirmou a diretora da Escola de Gestão do Paraná, Aline Albano Justus. “É um curso bem completo”.

Atualmente, são ofertados 28 cursos, de 24 horas cada um, abertos a todos os servidores e à população em geral. Eles estão disponíveis no site http://www.escoladegestao.pr.gov.br, no link cursos on-line.

 

Saiba mais sobre o trabalho da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo em:
https://www.facebook.com/desenvolvimentosustentaveleturismo/